02 DE JULHO DE 2024
Homenagem de iniciativa do vereador Gilmar Rotta (PDT) aconteceu na última sexta-feira (27)
Câmara celebra os 20 anos do Samu em Piracicaba
A Câmara Municipal de Piracicaba celebrou os 20 anos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Piracicaba – Samu, em reunião solene no salão nobre "Helly de Campos Melges", na última sexta-feira (28), às 19h30. A iniciativa da solenidade foi do vereador Gilmar Rotta (PDT), autor do requerimento 385/2024.
O Samu começou no Brasil por meio de um acordo bilateral entre o Brasil e a França, solicitado pelo Ministério da Saúde. Criado pelo Governo Federal em 2003, o serviço foi oficializado pelo Ministério da Saúde em 27 de abril de 2004. Em Piracicaba, o SAMU 192 foi implantado em 29 de junho de 2004, sendo um dos primeiros 14 municípios do país a ser habilitado. Antes, o serviço era prestado pelo Resgate Municipal, uma parceria da Prefeitura com o governo federal.
Atualmente, a equipe do Samu em Piracicaba é composta por 30 técnicos de enfermagem, 9 enfermeiros, 30 condutores, 15 médicos, 6 rádio-operadores e 12 Técnicos de Auxílio à Regulação Médica (TARM), além de 2 funcionários administrativos e 3 auxiliares de limpeza. O serviço atende, em média, entre 2,5 mil e 3 mil pessoas por mês somente em Piracicaba, além de realizar transferências interunidades pactuadas desde 2015 com alguns municípios da microrregião.
Ao celebrar 20 anos de atuação, alguns desafios do Samu foram destacados, como a adequação e expansão dos serviços e a capacitação constante da equipe. Propostas que beneficiam diretamente a população também foram discutidas.
A cerimônia foi transmitida ao vivo pela TV Câmara, no canal 11.3 UHF da TV digital aberta, além dos canais por assinatura 4 da Net / Claro e 9 da Vivo Fibra. Também houve transmissão simultânea nos perfis da Câmara no Facebook e YouTube, assim como no site camarapiracicaba.sp.gov.br
Solenidade
Na formação da mesa de honra dos trabalhos, sob a presidência e autor da solenidade, de Gilmar Rotta, o secretário municipal de Saúde, interino, Marcelo Pinto de Carvalho, o representando do comandante Nunes, da Guarda Civil Municipal, o classe distinta, Daniel Gonzales Neto, o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, José Valdir Sgrigneiro, a médica superintendente do setor de Urgência e Emergência e coordenadora geral do Samu, Flávia de Sá Molina, a coordenadora de Enfermagem e Núcleo de Educação, do Samu, enfermeira Juliana Baldan de Barros, o diretor do departamento Regional de Saúde de Piracicaba, DRS-X, Moisés Taglietta, o presidente da Unimed Piracicaba, Carlos Joussef, o representante do Hospital dos Fornecedores de Cana de Piracicaba, gerente médico, Rafael Angelo Tineli, a representante da Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba), Elisabete Mazero. Também compuseram a formação da mesa, o tenente Élio Douglas Marcolino Lima, representando o comandante do 16º, major Maxwell. E, a deputada estadual Professora Bebel.
Na sequência da solenidade houve uma apresentação do músico Umberto Paulo da Silva Nascimento, acompanhado no violão pelo socorrista do Samu, João Bovice. Além da apresentação de um vídeo enviado pelo prefeito municipal Luciano Almeida (PP), em mensagens de congratulações à toda equipe do Samu.
Saudações
Iniciando o ciclo de saudações, Elisabete Mazero, Rafael Angelo Tineli, Carlos Joussef, Moisés Taglietta, Flávia de Sá Molina, Valdir Sgrigneiro, Marcelo Pinto de Carvalho e a deputada estadual Professora Bebel (PT) destacaram a relevância da solenidade, em prol do Samu, de um organismo que acima de tudo está aí para salvar vidas.
O vereador Gilmar Rotta enfatizou o papel do Samu, passando pelo processo histórico em Piracicaba, numa época em que as viaturas viviam quebrando, sendo salvos por uma equipe de profissionais atuantes para que tudo funcionasse. Além de relacionar a correria para montar documentos e compra de duas ambulâncias, onde o desafio foi equilibrar os recursos da secretaria de Saúde.
O parlamentar também comentou sobre a conquista da UTI, em desafios que refletem hoje nos 20 anos de luta e superação, na união de esforços, onde Piracicaba foi a terceira do estado de São Paulo e a quinta do País a contar com o Samu. "O Samu não é projeto de uma gestão, deve receber a atenção dos gestores, onde o prefeito não pode mexer em Saúde e Educação, em crescimento que vem acontecendo com o tempo", alertou o parlamentar.
Na solenidade também foi apresentado um vídeo sobre os contemplados da noite, e para falar em nome de todos, Maria Cristina Marcos Colonnese destacou a alegria e satisfação em serem agraciados, no agradecimento a Deus pelos desafios da profissão. Além de discorrer sobre o desenrolar de uma ocorrência.