04 DE AGOSTO DE 2017
Comunidade também recebeu homenagem pelos 30 anos de fundação do Circolo Trentino Di Piracicaba
A Câmara de Vereadores de Piracicaba homenageou, na noite desta sexta-feira (4), os 140 anos de imigração da Família Vitti e os 30 anos de fundação do Circolo Trentino Di Piracicaba. Desde a chegada no Brasil, em 1877, os descendentes desta região ao norte da Itália desenvolveram uma comunidade que, até hoje, guarda tradições e preserva a cultura. O evento aconteceu no salão nobre Helly de Campos Melges.
“É uma honra prestar essa homenagem, porque essa é uma comunidade que traz cultura, alegria e determinação”, disse o vereador Paulo Serra (PPS), autor do requerimento 75/2017 e que criou a solenidade, numa parceria que também envolveu o deputado estadual Roberto Morais (PPS).
“Tenho um grande prazer e uma grande satisfação, muitos são meus pacientes e amigos que moram no bairro de Santana. Essa pequena homenagem não é nada perto do que esta comunidade representa não apenas para Piracicaba, mas para o Brasil”, enfatizou Paulo Serra.
Representando o prefeito Barjas Negri, o secretário municipal de Administração, Erotides Gil, também destacou a tradição como a força da comunidade de origem trentina. “Vocês são a prova máxima do que faz a união da família, porque a cultura não apenas algo que se faz de ontem para hoje, mas é o que se faz de hoje para amanhã”, disse Gil.
O deputado estadual Roberto Morais lembrou de que nasceu e cresceu vizinho à comunidade de Santana. Nascido no bairro de Recreio, na cidade de Charqueada, ele freqüentava o bairro tanto em idas a mercados, mas especialmente em festas com a família.
“Eu passei minha infância ali, é um lugar onde me sinto em casa, por isso fiquei muito satisfeito com essa solenidade”, disse, ao lembrar que Cris Vitti, uma das assessoras parlamentares no gabinete do deputado, é da comunidade de Santana.
Primeiro-secretário da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Piracicaba, o vereador Pedro Kawai (PSDB) lembrou da importância da tradição trentina para a formação da cultura local. “A família Vitti nos transmite a força da união”, disse o parlamentar.
Durante a solenidade, foram homenageados Antonio Augusto Vitti, representante da Comunidade de Santana; Dirce Gobette Vitti, presidente do Circolo Trentino Di Piracicaba; Mauricio Daniel Vitti, vice-presidente da Associação dos Moradores de Santana; e Marli Valéria Vitti Cliemente. O evento contou com a participação do saxofonista Jair Vitti, ao lado do guitarrista Josué Vitti, que deram o toque artístico à solenidade.
Marai Solane Negri fez uma homenagem especial à família Vitti e ao Circolo Trentino. “Queremos agradecer também a todos que colaboraram para que este momento fique para sempre em nossa mente e em nosso coração”, disse, ao retratar as dificuldades da imigração da família no século XIX e de todos os obstáculos que foram superados para que a comunidade se estabelecesse. “A família é uma riqueza que nos acompanha até os dias atuais”, disse.
A reunião também contou com a participação dos vereadores Dirce Alves da Silva (SD), Paulo Campos (PSD) e Marcos Abdala (PRB), além da presença de Sheila Brabo, esposa e representante do senador Fausto Longo.