PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 29 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

04 DE AGOSTO DE 2017

Câmara celebra os 140 anos da imigração da Família Vitti


Comunidade também recebeu homenagem pelos 30 anos de fundação do Circolo Trentino Di Piracicaba



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Gustavo Annunciato - MTB 58.557 (1 de 13) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Gustavo Annunciato - MTB 58.557 (2 de 13) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Gustavo Annunciato - MTB 58.557 (3 de 13) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Gustavo Annunciato - MTB 58.557 (4 de 13) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Gustavo Annunciato - MTB 58.557 (5 de 13) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Gustavo Annunciato - MTB 58.557 (6 de 13) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Gustavo Annunciato - MTB 58.557 (7 de 13) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Gustavo Annunciato - MTB 58.557 (8 de 13) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Gustavo Annunciato - MTB 58.557 (9 de 13) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Gustavo Annunciato - MTB 58.557 (10 de 13) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Gustavo Annunciato - MTB 58.557 (11 de 13) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Gustavo Annunciato - MTB 58.557 (12 de 13) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Gustavo Annunciato - MTB 58.557 (13 de 13) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Gustavo Annunciato - MTB 58.557 Salvar imagem em alta resolução





A Câmara de Vereadores de Piracicaba homenageou, na noite desta sexta-feira (4), os 140 anos de imigração da Família Vitti e os 30 anos de fundação do Circolo Trentino Di Piracicaba. Desde a chegada no Brasil, em 1877, os descendentes desta região ao norte da Itália desenvolveram uma comunidade que, até hoje, guarda tradições e preserva a cultura. O evento aconteceu no salão nobre Helly de Campos Melges. 

“É uma honra prestar essa homenagem, porque essa é uma comunidade que traz cultura, alegria e determinação”, disse o vereador Paulo Serra (PPS), autor do requerimento 75/2017 e que criou a solenidade, numa parceria que também envolveu o deputado estadual Roberto Morais (PPS). 

“Tenho um grande prazer e uma grande satisfação, muitos são meus pacientes e amigos que moram no bairro de Santana. Essa pequena homenagem não é nada perto do que esta comunidade representa não apenas para Piracicaba, mas para o Brasil”, enfatizou Paulo Serra.

Representando o prefeito Barjas Negri, o secretário municipal de Administração, Erotides Gil, também destacou a tradição como a força da comunidade de origem trentina. “Vocês são a prova máxima do que faz a união da família, porque a cultura não apenas algo que se faz de ontem para hoje, mas é o que se faz de hoje para amanhã”, disse Gil. 

O deputado estadual Roberto Morais lembrou de que nasceu e cresceu vizinho à comunidade de Santana. Nascido no bairro de Recreio, na cidade de Charqueada, ele freqüentava o bairro tanto em idas a mercados, mas especialmente em festas com a família. 

“Eu passei minha infância ali, é um lugar onde me sinto em casa, por isso fiquei muito satisfeito com essa solenidade”, disse, ao lembrar que Cris Vitti, uma das assessoras parlamentares no gabinete do deputado, é da comunidade de Santana. 

Primeiro-secretário da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Piracicaba, o vereador Pedro Kawai (PSDB) lembrou da importância da tradição trentina para a formação da cultura local. “A família Vitti nos transmite a força da união”, disse o parlamentar. 

Durante a solenidade, foram homenageados Antonio Augusto Vitti, representante da Comunidade de Santana; Dirce Gobette Vitti, presidente do Circolo Trentino Di Piracicaba; Mauricio Daniel Vitti, vice-presidente da Associação dos Moradores de Santana; e Marli Valéria Vitti Cliemente. O evento contou com a participação do saxofonista Jair Vitti, ao lado do guitarrista Josué Vitti, que deram o toque artístico à solenidade. 

Marai Solane Negri fez uma homenagem especial à família Vitti e ao Circolo Trentino. “Queremos agradecer também a todos que colaboraram para que este momento fique para sempre em nossa mente e em nosso coração”, disse, ao retratar as dificuldades da imigração da família no século XIX e de todos os obstáculos que foram superados para que a comunidade se estabelecesse. “A família é uma riqueza que nos acompanha até os dias atuais”, disse. 

A reunião também contou com a participação dos vereadores Dirce Alves da Silva (SD), Paulo Campos (PSD) e Marcos Abdala (PRB), além da presença de Sheila Brabo, esposa e representante do senador Fausto Longo.



Texto:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337
Imagens de TV:  TV Câmara


Homenagem Paulo Serra

Notícias relacionadas