PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 29 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

19 DE JUNHO DE 2018

Câmara celebra, hoje (20), 35 anos do Espaço Pipa


Iniciativa do vereador José Marcos Abdala (PRB), reunião solene acontece na noite desta quarta-feira (20)



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Iniciativa partiu do vereador José Marcos Abdala (PRB)



A Câmara de Vereadores de Piracicaba realiza nesta quarta-feira (20), a partir das 19h30, reunião solene em comemoração aos 35 anos da Associação Síndrome de Down de Piracicaba – Espaço Pipa. A iniciativa é do vereador José Marcos Abdala (PRB), aprovada por intermédio do requerimento 165/2018, e o evento ocorrerá no Salão Nobre Helly de Campos Melges.

Fundado em 20 de junho de 1983, o Espaço Pipa está sediado na rua Maria de Lourdes Campos Torres de Carvalho, 100, no bairro Jardim Santa Silvia. É a segunda entidade do gênero a ser legalmente constituída no País. 

Ao longo de 35 anos, muita coisa mudou na relação com os portadores da Síndrome de Down. Desde a maneira como se entende científica e socialmente até leis e políticas públicas relativas às pessoas com deficiências. 

A instituição começou a trabalhar como grupo para troca de experiências e encorajamento. Na época, a Síndrome de Down era considerada doença e os tratamentos nas áreas de fonoaudiologia, fisioterapia e terapia ocupacional indicados eram pagos e organizados pelos integrantes da Associação. 

O Espaço Pipa tem como princípios que somente uma sociedade que ofereça estrutura para que a população viva dignamente pode ser inclusiva em todas as esferas. Inclusão é garantir a participação de todos, sem exceção, sendo que cada setor da sociedade é um elo que desempenha uma função e dá estabilidade às relações sociais e exercício da cidadania.

A entidade atua desde nascimento ao envelhecimento, na garantia de direitos, orientação e apoio às famílias; apoio ao trabalho e ao desenvolvimento saudável; assistência psicossocial; apoio à escolarização; acesso à arte, cultura, esporte e lazer.



Texto:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337


Homenagem Marcos Abdala

Notícias relacionadas