14 DE MAIO DE 2024
Homenagem ao músico Benedito de Souza Antônio, o Souza, foi proposta pelo vereador Cássio Fala Pira
Aprovação de propositura aconteceu na 28ª Reunião Ordinária
A Câmara Municipal de Piracicaba concederá o Título de Cidadão Piracicabano ao músico Benedito de Souza Antônio, o Souza, por iniciativa do vereador Cássio Luiz Barbosa (PL), o Cássio Fala Pira. A homenagem está prevista no projeto de decreto legislativo 7/2024, aprovado pela Câmara na 28ª Reunião Ordinária, nesta segunda-feira (13).
Natural do município de Araraquara (SP), o músico trompetista é o fundador da banda Opus, que em 2024 completa 50 anos de fundação. É casado com Maria Aparecida há 58 anos e pai de cinco filhos. Vindo de uma família composta por cinco irmãos, ele trabalhou na Companhia Paulista de Estradas de Ferro até 1958, período em que começou a estudar música, com a pianista da orquestra onde o pai, Geraldo Antonio, fazia parte.
Estudou também acordeom. Passou a se dedicar ao trompete, então conhecido como piston. Teve como professor o maestro Olavo Felipe, quando o então prefeito de Araraquara, Pereira Lima, formou uma bandinha para meninos. Teve a chance de se apresentar, em 1959, no Carnaval da sua cidade.
Já tocando em orquestra, Souza apresentou-se em vários bailes. Ingressou depois no conjunto “Brasiliam Boyes”, até ingressar na Policia Militar no ano de 1968, quando foi para a escola de formação de soldados em Campinas, até ser transferido para Piracicaba, onde se aposentou (há 28 anos) como segundo-sargento.
Em Piracicaba, foi influenciado a seguir na música pelo colega de farda, Benedito Capaldi. Aqui, fez parte da banda “RG Sons” e, em 1973, montou o “Conjunto Musical Opus”, que se apresentou pela primeira vez em junho do ano seguinte, no Clube Atlético Piracicabano.
Após a aprovação do projeto, o vereador ocupou a tribuna da Câmara para justificar a homenagem e teve seu posicionamento endossado pela vereadora Silvia Morales (PV), do mandato coletivo A cidade é sua.