
10 DE ABRIL DE 2018
Projeto de decreto legislativo de autoria da vereadora Nancy Thame foi aprovado na 18ª reunião do ano
Integrantes do "Põe no Rótulo" participaram da reunião ordinária para demonstrar apoio
O projeto de lei 1/2018, de autoria da vereadora Nancy Thame (PSDB) institui a Semana de Conscientização da Alergia Alimentar na Câmara de Vereadores de Piracicaba. O evento, a ser realizado anualmente na terceira semana de maio foi aprovado na reunião ordinária desta segunda-feira (9).
A iniciativa surgiu após uma reunião com representantes do movimento “Põe no Rótulo”, realizada no início deste ano. O grupo reúne mães de Piracicaba com filhos que sofrem algum tipo de alergia alimentar.
Érica Speglich, secretária da Fenacelbra (Federação Nacional das Associações de Celíacos do Brasil) – instituição que atende pessoas com alérgicas a glúten – ocupou a tribuna para debater a importância da propositura. “No Brasil é estimado que 6 a 8% de crianças e 2 a 3% dos adultos possuam algum tipo de alergia alimentar. Se pensarmos apenas nas crianças matriculadas na educação infantil municipal, seriam mais de mil crianças afetadas”, argumentou.
Nancy também debateu sobre o projeto, explicando que o objetivo é oferecer dispositivos para ampliar o conceito informativo sobre a condição. “É também uma das funções dessa Casa. Acolher as demandas da sociedade, promover conscientização e promover conhecimento. É um problema de saúde pública”, apontou.
A vereadora também ressaltou que Piracicaba será o segundo município no Brasil a promover a Semana de Conscientização da Alergia Alimentar. A ação é realizada nos Estados Unidos desde 1998.
Integrantes do "Põe no Rótulo" participaram da reunião ordinária para demonstrar apoio.