01 DE FEVEREIRO DE 2024
Pacote de seis requerimentos de autoria do vereador Cássio Fala Pira foi aprovado pelo Plenário; quatro questionam problemas em unidades de saúde
Câmara realizou a 1ª Reunião Ordinária de 2024 nesta quinta-feira (1º)
A Câmara Municipal de Piracicaba retomou, nesta quinta-feira (1º), os trabalhos legislativos com a realização da 1ª Reunião Ordinária de 2024, após o recesso parlamentar. Na primeira sessão deste ano, os vereadores aprovaram, em regime de urgência, um pacote de requerimentos que questionam o Poder Executivo sobre problemas na infraestrutura de prédios públicos.
Foram apresentados seis requerimentos dessa natureza, todos de autoria do vereador Cássio Luiz Barbosa (PL), o Cássio Fala Pira. No requerimento nº 23/2024, o parlamentar questiona sobre a falta de ventiladores e equipamentos de ar-condicionado na unidade do PSF (Programa Saúde da Família) do IAA, assim como problemas de manutenção, como fios soltos nas paredes e trincas.
Ao justificar voto, o autor comentou ainda sobre o problema da falta de segurança na unidade, que teria sofrido três furtos no período de um mês. O mesmo assunto foi abordado pelo vereador Laércio Trevisan Jr. (PL), também na declaração de voto, ao avaliar que essa situação é resultado da falta de investimentos na segurança pública. O vereador Paulo Campos (Podemos) confirmou que também tem recebido reclamações nesse sentido em relação à unidade.
Outro requerimento aprovado foi o 66/2024, em que Cássio Fala Pira aponta também a falta de ventilação na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Piracicamirim, além de problemas como paredes sem reboco e sem pintura, porta quebrada e outros. Na justificativa de voto, Trevisan Jr. destacou o desconforto da população, ao se acumular na recepção da unidade, sem ventiladores e ar-condicionado. Cássio Fala Pira voltou a falar da reclamação de usuários e servidores diante dos dias de calor. O vereador Pedro Kawai (PSDB), ao justificar voto, ainda comentou sobre a falta de investimento em manutenções de pequeno porte.
Já o líder do governo, vereador Josef Borges (Solidariedade), explicou que foi licitada e assinada a ordem de serviço para a reforma de várias UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e USFs (Unidades Saúde da Família). Ele lembrou que esses prédios demandavam reformas estruturais há muitos anos e agora serão contemplados.
Ainda na área da saúde, no requerimento 67/2024, Cássio Fala Pira cita também a falta de ventilação na unidade do COT (Central de Ortopedia e Traumatologia) e exibiu um vídeo em que demonstra os equipamentos de ar-condicionado quebrados no prédio. No requerimento 102/2024, Cássio Fala Pira questiona a falta de limpeza da caixa d’agua, lixos hospitalares expostos, armazenamento incorreto de cilindros de oxigênio, paredes mofadas e portas sem manutenção na UPA da Vila Rezende.
Corte de água – Já o requerimento 69/2024, além dos problemas de infraestrutura do prédio onde está instalada a Inspetoria Regional 2 da Guarda Civil de Piracicaba, na Vila Industrial, denuncia o corte do fornecimento de água no imóvel pelo Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto). Ao justificar voto, Cássio Fala Pira exibiu um vídeo de quando esteve no local e comprovou a falta de água na inspetoria da Guarda. “Pasmem, mas cortaram a água da Guarda Municipal, ou seja, a Prefeitura não pagou a água dela mesma. Os servidores não tinham nem água para beber”, afirmou. Ele explicou que o problema ocorreu após a legislação que autorizou a cobrança do serviço prestado também nos prédios públicos.
Ao justificar voto, Trevisan Jr. lembrou que já apresentou um requerimento em que questiona o custo do fornecimento de água para as escolas municipais e demais prédios públicos. Criticou ainda a agilidade do Semae para efetuar o corte da água, que não ocorre para a execução de serviços, como conserto de calçadas e vazamentos.
Em outro requerimento aprovado, o 68/2024, Cássio Fala Pira aponta as deficiências nos serviços de manutenção do imóvel onde funciona o Poupatempo Municipal, na avenida Armando Salles de Oliveira, como materiais expostos, falta de ventiladores e ventilação, ar-condicionado sem funcionamento, fios soltos nas paredes, assentos sem manutenção e bebedouro entupido.
Na 1ª Reunião Ordinária de 2024, ainda foi aprovado o requerimento nº 105/2024, de autoria da vereadora Sílvia Morales (PV), do Mandato Coletivo A Cidade é Sua, que solicita informações sobre a Praça da Boyes. E ainda a moção de aplausos 258/2023 a Karina Caminaga Lima, de autoria do vereador Gustavo Pompeo (Avante).
Confira, no vídeo, nesta página, a íntegra da 1ª Reunião Ordinária de 2024.