PIRACICABA, SÁBADO, 22 DE FEVEREIRO DE 2025
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Intranet  /  Webmail

05 DE FEVEREIRO DE 2025

Câmara aprova requerimento sobre paralisação de obra em escola


Propositura do vereador André Bandeira (PSDB) foi aprovado durante a reunião ordinária desta quinta-feira (6)



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 Salvar imagem em alta resolução

Vereador André Bandeira (PSDB)






A Câmara Municipal de Piracicaba aprovou, na noite desta quinta-feira (6), durante a 2ª Reunião Ordinária, o requerimento 56/2025, do vereador André Bandeira (PSDB). O documento solicita informações ao Executivo sobre a construção da escola municipal do bairro Nova Iguaçu, cujas obras foram recentemente paralisadas devido a irregularidades identificadas por uma equipe de fiscalização da Secretaria de Obras, Infraestrutura e Serviços Públicos. 

De acordo com informações do site da Prefeitura, as falhas estruturais foram constatadas durante visita técnica realizada no último dia 24 de janeiro. A inspeção contou com a presença da secretária de Educação, Juliana Vicentin, do secretário de Obras, Infraestrutura e Serviços Públicos, Luciano Celêncio, e da representante da comunidade do bairro, sargento Carmem Leite. Entre os problemas observados, foram apontadas pilastras desalinhadas, falhas no nivelamento do contrapiso, estrutura metálica da cobertura da quadra fora das especificações do projeto e ausência de impermeabilização em algumas partes da obra. 

Luciano Celêncio explicou que a Secretaria de Obras mantém contrato com uma empresa especializada em projetos e perícias, que será acionada para realizar uma vistoria detalhada. O objetivo é avaliar a viabilidade da continuidade das obras ou a necessidade de demolição da estrutura já construída. Ainda segundo Celêncio, a empresa responsável pela execução da obra já havia sido notificada anteriormente sobre as falhas, mas não tomou providências para corrigir as irregularidades.

O vereador André Bandeira solicitou, por meio do requerimento 56/2025, que o Executivo forneça informações sobre diversos aspectos relacionados à obra. Entre os questionamentos apresentados no documento, estão a identificação do responsável técnico pelo acompanhamento contratual, a liberação de pagamentos e a quantidade de medições autorizadas. O parlamentar também solicita o detalhamento dos valores pagos à empresa responsável, além do envio de notas fiscais, empenhos e comprovantes de pagamento. 

O requerimento ainda cobra informações sobre a forma de contratação da empresa executora da obra, a notificação feita pela Prefeitura sobre as falhas encontradas e a resposta da empresa. Outro ponto levantado é a identidade da empresa contratada para a realização das perícias e projetos, com a solicitação do extrato da contratação e do contrato firmado com o município. O documento requer o laudo da vistoria realizada na escola Nova Iguaçu, bem como as providências que serão tomadas pelo Executivo em relação às irregularidades detectadas.

O líder do governo na Câmara, vereador Josef Borges (PP), explicou que as obras foram paralisadas devido a falta de qualidade dos serviços. "Foi feito um levantamento minucioso e foram observados muitos problemas na estrutura, que precisam ser revistos", afirmou. A expectativa é de que essa revisão seja entregue na próxima semana.



Texto:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337
Imagens de TV:  TV Câmara


Legislativo Institucional André Bandeira

Notícias relacionadas