11 DE ABRIL DE 2023
Homenagem foi proposta pela vereadora Rai de Almeida
Parlamentar ocupou a tribuna para discutir o teor da propositura
A Câmara Municipal de Piracicaba aprovou nesta segunda-feira (10), na 18ª reunião ordinária, a moção de aplausos 48/2023, da vereadora Rai de Almeida (PT), pelos 70 anos do Salão de Belas Artes de Piracicaba (SBA).
Criado pela lei 354, de 25 de abril de 1953, o SBA contou com 67 edições ininterruptas até o ano de 2019 (nos anos seguintes sua realização não foi possível em função da pandemia do novo coronavírus). O projeto de lei que deu origem à mostra, o de número 120/1952, data de 24 de novembro de 1952, apresentado pelo vereador Antonio Stolf.
A vereadora Rai de Almeida lembra que o SBA foi criado para reconhecer a qualidade da arte produzida em Piracicaba, em detrimento de – à época – a cidade ainda não possuir um salão no mesmo formato, como já acontecia em outras cidades do interior paulista: Araraquara, Campinas, Santo André, São José do Rio Pardo e Casa Branca.
O SBA conta hoje com dois prêmios aquisitivos (Câmara Municipal e Prefeitura), cujas obras premiadas passam a compor o acervo público municipal. “A produção de artes plásticas na cidade – com destaque especial para a pintura e a escultura – configuraram-se e configuram-se como uma das mais relevantes produções no estado de São Paulo e, mesmo, no país”, justifica a parlamentar.
Durante a reunião ordinária, a parlamentar ocupou a tribuna para discutir o teor desta propositura e também o requerimento 46/2023, também de sua autoria, que enaltece o SAC (Salão de Arte Contemporânea) pelos 55 anos. A íntegra do pronunciamento da parlamentar pode ser assistida nesta página.