14 DE AGOSTO DE 2018
Por iniciativa de José Aparecido Longatto, técnico em Química usa poesia e reutilização de materiais plásticos para conscientização ambiental
Salão nobre recebeu 45 alunos da Escola Municipal João Otávio de Melo Ferraciú
Com o uniforme da Escola Municipal João Otávio de Melo Ferraciú, os 45 alunos entraram animados no salão nobre da Câmara de Vereadores nesta terça-feira (14), onde foram recebidos pelo vereador José Aparecido Longatto (PSDB), para abertura da Semana do Meio Ambiente.
O parlamentar, autor do requerimento 17/2018 que solicitou a realização do evento, adiantou aos alunos logo de início que é necessário reciclar. “Se não cuidarmos da mãe natureza, vamos morrer com ela, vocês precisam crescer com essa mentalidade”, disse. Em seguida, o vereador apresentou Daniel Ferraz de Campos, técnico em Química, que apresentaria seu projeto de reutilização de garrafas PET.
Através dos óculos, o artesão registrava o salão cheio de crianças que o aguardavam explicar o que eram todas aquelas formas — vasos de planta, suportes para canetas, máscaras e brinquedos — feitas por ele e que estavam dispostas na mesa.
Daniel falou que tem uma “veia poética” e faz a junção desse artifício com a reutilização dos materiais plásticos para conscientizar em forma de poesia. Ao menos das crianças, o técnico captou atenção e instigou a participação por meio de suas composições, que alertam para os problemas do meio ambiente.
Sua palestra pedagógica “Prevenir, educar e reciclar” tenta passar a informação de forma lúdica — vestindo a máscara do “Guerreiro do Futuro” e contando a história do seu cachorro que deixou saudades. Daniel lembrou de quando começou a produzir as peças com garrafa, por volta de 1992, quando o termo “reduzir, reciclar e reutilizar” começou a ascender.
Ainda continuou declamando seus poemas e canções sobre desastres naturais que alertavam para ação da população. “Se cada um não fizer sua parte, a natureza fica triste. Eu faço a minha, produzindo esses brinquedos”, falou. Depois, explicou como prepara o material e usa a agulha para trançar as fitas de PET. “Pode ser considerado um trabalho artesanal, mas está ligado à uma causa ambiental”, ressaltou.
“Antes de jogar no lixo, encaminhe para coleta seletiva, para o material ser reaproveitado. A coleta seletiva é um desafio, mas temos que trabalhar em equipe”, falou. “A coleta também consiste em reciclar conhecimento. Tudo tem seu lugar. Dessa forma vamos desenvolvendo um trabalho de educação ambiental”.
As crianças ainda assistiram um vídeo do vereador Longatto sobre o Fórum Regional Permanente em Defesa do rio Corumbataí e depois prestigiaram a entrega dos certificados de participação ao palestrante e as professoras responsáveis pela participação na Semana do Meio Ambiente de 2018.
PROGRAMAÇÃO — Na quarta-feira (15), os alunos da Escola Estadual Professora Catharina Casale Padovani assistirão à palestra "Fórum Mundial da Água 2018", ministrada pelo biólogo e assessor do Consórcio PCJ, Thiago Pietrobon. Na quinta-feira (16) que encerra a programação, a palestra "Preservando o Futuro" será oferecida aos alunos da Escola Municipal Professora Vilma Leone Dal Pogetto, e será conduzida por Evelise Mocaio Moda e a equipe do Pagamento por Serviço Ambiental.