25 DE MARÇO DE 2024
Homenagem entrega na última sexta-feira (22) foi proposta pelo vereador Zezinho Pereira
Homenageado é natural de Franca e tomou posse em janeiro de 2021
O bispo diocesano de Piracicaba, dom Devair Araújo da Fonseca, tornou-se ‘Cidadão Piracicabano’ na última sexta-feira (22). A homenagem com a entrega de título pela Câmara Municipal de Piracicaba aconteceu por iniciativa do vereador Zezinho Pereira (União Brasil), por meio do decreto legislativo 41/2023.
O homenageado é natural de Franca e nasceu em 1968. Ele foi ordenado sacerdote em 1998 e sua nomeação como bispo da Diocese de Piracicaba ocorreu em 11 de novembro de 2020, pelo papa Francisco. Tomou posse em 16 de janeiro de 2021. Dom Devair esteve na solenidade acompanhado da mãe, Ivanilde Eugenia da Conceição.
“O bispo faz muita coisa, mas não pode fazer nada sozinho. Com o bispo estão os padres, os diáconos, os padres e os leigos nas nossas comunidades, que compartilham o seu tempo com as inúmeras atividades pastorais”, disse Dom Devair, ao informar que a Diocese de Piracicaba é composta por 15 municípios.
Ele completou: “a igreja tem um papel importante, ela se apresenta não como quem está acima, mas como alguém que está no meio, vivendo a realidade do povo. É exatamente por essa proximidade é que vai fazendo o seu trabalho”.
Em seu pronunciamento, Zezinho Pereira disse que dom Devair faz um trabalho de bem para a cidade e para o povo. “Fico muito emocionado em falar que tivemos a iniciativa de conceder esse título ao senhor. É com muita alegria e uma coisa marcante do meu mandato, que levarei para o resto da minha vida”, declarou.
Já o presidente da Câmara, vereador Wagner Oliveira (Cidadania), o Wagnão, enalteceu o vereador Zezinho Pereira pela iniciativa e agradeceu a presença dos vereadores Acácio Godoy (Avante), Antônio Sérgio Rosa de Oliveira (PL), o Sérgio da Van, Laércio Trevisan Jr. (PL), Paulo Camolesi (PDT) e Pedro Kawai (PSDB). “Nós somos irmãos, tanto na fé quanto na carne, agora”, declarou.
O prefeito Luciano Almeida (PP) comentou ser fundamental o relacionamento entre as várias instituições da cidade. “Como é bom quando trabalhamos todos unidos, com a sociedade civil organizada. Com isso, a gente consegue ter uma cidade de excelência”, disse ele.
Coordenador diocesano de pastoral, o padre Rodrigo Simões Anholetto disse que a homenagem demonstra uma igreja viva e presente. “Esse título não se reduz à pessoa estritamente do Dom Devair e mostra a presença da igreja em Piracicaba. O que enxergamos aqui é a igreja católica se manifestando por meio do Dom Devair.”
Também compareceram os deputados estaduais Alex Madureira e Helinho Zanatta, o juiz de direito da 6ª Vara Cível, Rogério Sartori Stolf, o comandante do Policiamento do Interior-9, Rodrigo Arena, a comandante do 10º BPMI (Batalhão de Polícia Militar do Interior), Silvia Andréia Mantoani, e o secretário municipal de Transportes Internos, Reinaldo Pousa.
Dom Devair recebeu homenagens dos presidentes das entidades Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba), Coplacana (Cooperativa dos Plantadores de Cana), Arnaldo Bortoletto, Unimed e Simespi (Sindicato Patronal das Indústrias e Fundições).