14 DE MARÇO DE 2017
Prefeito destacou importância da integração entre os poderes
Matheus Erler recebeu quadro do prefeito Barjas Negri
Na primeira visita à Câmara após a posse de 1º de janeiro, o prefeito Barjas Negri (PSDB) enalteceu o papel dos parlamentares piracicabanos para a conquista do segundo lugar entre as 100 cidades mais populosas do Brasil e em primeiro no Estado de São Paulo. Ele esteve na Casa de Leis nesta segunda-feira, 13, durante a 11ª reunião ordinária.
Barjas disse que a visita representa uma "palavra de otimismo" e agradecimento aos vereadores. Ele atribuiu o resultado positivo ao Plano de Desenvolvimento Socioambiental, elaborado em 2005, ano de sua primeira gestão como prefeito, e à atuação da Câmara em debater os projetos importantes para a cidade.
Prefeito no terceiro mandato, Barjas citou os indicadores que impulsionaram Piracicaba no ranking, como a redução da mortalidade infantil, a criação dos distritos industriais e do Parque Automotivo e iniciativas nas áreas de Educação, Saneamento Básico e Segurança. Ele também disse que as parceiras com o Governo do Estado de São Paulo foram importantes.
"Piracicaba se sente orgulhosa. Os vereadores são participantes deste indicador", afirmou o chefe do Executivo, ao comentar os vereadores das legislaturas de 2004 a 2008 e de 2008 a 2012 "que integraram a base de apoio" e segundo ele ajudaram a aprovar as leis. "Conclamo os vereadores recém-eleitos, para que juntos possamos superar as dificuldades financeiras", completou, ao colocar como fórmula a contenção de gastos e a elevação de receitas para manter os bons indicadores na cidade nos próximos anos.
Como gesto simbólico, o prefeito entregou quadro que recebeu da pesquisa e disse que a sua visita serve para demonstrar a importância da harmonia entre os poderes Legislativo e Executivo.
O presidente da Câmara, vereador Matheus Erler (PTB), definiu a presença do prefeito como um "gesto de humiildade", em reconhecer que a Casa não é coadjuvante, mas protagonista. "Os poderes são independentes, mas são harmônicos entre si. É por isso que Piracicaba vai muito bem. Ratificamos o compromisso de ajudar Piracicaba no que ela precisar."
Erler aproveitou a ocasião para relembrar a contribuição da Câmara com a economia do município, ao contigenciar até R$ 5 milhões dos recursos destinados ao exercício financeiro de 2017.
Intitulado Desafios da Gestão Municipal, a segunda edição do estudo nacional foi coordenada pela consultoria Macroplan, com o apoio do MBC (Movimento Brasil Competitivo). Os indicadores classificaram a cidade de Maringá, no Paraná, como a primeira colocada entre as 100 maiores cidades do país, entre os municípios com mais de 266 mil habitantes. A consultoria teve como critério 16 indicadores, divididos em quatro áreas distintas: saúde, educação e cultura, segurança e saneamento e sustentabilidade.