30 DE AGOSTO DE 2022
Discussão está marcada para o dia 14 de setembro, às 19h30
Reinaldo Pousa (Podemos)
Audiência pública para discussão sobre pessoas em situação de rua em Piracicaba será realizada no dia 14 de setembro de 2022, às 19h30, no Plenário da Câmara Municipal de Piracicaba.
A audiência é de iniciativa do vereador Reinaldo Pousa (Podemos), autor do requerimento 633/2022, aprovado durante a reunião ordinária desta segunda-feira (29).
No texto da propositura, Reinaldo Pousa relata que as pessoas em situação de rua vivem em praças, embaixo de viadutos e pontes, além de locais degradados, como carcaças de veículos e prédios e casas abandonados, com pouca ou nenhuma higiene.
Ele destaca a insegurança da população perto dessas pessoas em situação de rua, que por muitas vezes “são abordadas, assaltadas e constrangidas” e relatou que foram feitas denúncias de que municípios vizinhos estariam descarregando pessoas em situação de rua na Praça José Bonifácio, no Centro.
Ao discutir o requerimento durante a reunião ordinária, Pousa declarou que a situação dessas pessoas está sendo discutida há cinco anos. “Não dá para ver a situação que elas estão vivendo sem nenhuma ação que pudesse surtir resultados. Nós precisamos fazer algumas ações concretas” afirmou.
Foi requerida a convocação da secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Euclídia Fioravante; o secretário Municipal de Defesa do Meio Ambiente, Alex Gama Salvaia; o secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, José Luiz Guidotti Junior; o secretário Municipal de Saúde, Filemon Silvano, o comandante da Guarda Civil Municipal de Piracicaba, Sidney Miguel da Silva Nunes; e foram convidados conselhos municipais e entidades da sociedade civil que trabalham com pessoas em situação de rua.