PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 26 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

06 DE MARÇO DE 2018

Atleta vencedor de maratona no Alasca receberá homenagem da Câmara


Moção de aplausos foi aprovada na 9ª reunião ordinária, nesta segunda-feira



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Capitão Gomes, autor da propositura, destaca resiliência de Jabá



O maratonista Joilson Ferreira, conhecido como Jabá, receberá moção de aplausos 35/2018 da Câmara, por ter concluído a maratona de 320 quilômetros de corrida na neve (Alasca, Estados Unidos), em três dias, 18 horas e 54 minutos, carregando um trenó de 43 quilogramas com os equipamentos. A propositura, de autoria do vereador Carlos Gomes da Silva, o Capitão Gomes (PP), foi aprovada pelo plenário na 9ª reunião ordinária, nesta segunda-feira (5).

O prazo para conclusão da prova é de cinco dias e há dois anos ninguém completava o desafio. Além de finalizar em menor tempo, o baiano Joilson, de 45 anos e professor de educação física radicado em Piracicaba, enfrentou a temperatura de 40 graus negativos durante a corrida.

A preparação envolveu treinos de 140 a 150 quilômetros de corrida por semana. Na maioria das vezes, Joilson arrastava um pneu de 13 quilogramas — em superfícies com subidas e descidas, para simular o ambiente. Também tentou se adapatar com a condição climática do Alasca, desde o início de fevereiro.

"A conquista do professor Jabá colocou Piracicaba em destaque no cenário nacional e repercutiu internacionalmente, elevando o bom nome do esporte e evidenciado a determinação e a resiliência de um atleta que, mesmo a tantas adversidades pelas quais atravessa o país, consegue superar barreiras e realizar um feito histórico", declarou Gomes.

Em seu currículo, o maratonista também tem provas como a Ultramaratona Brasil 135, considerada a mais difícil do país; a Arrowhead, com 217 quiômetros na neve de Minnesota (Estados Unidos); e a Badwater, que obriga o atleta a correr sob temperaturas superiores a 45 graus no Vale da Morte, parque nacional da Califórnia, ambas nos Estados Unidos.



Texto:  Lucas Lima
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583


Legislativo Carlos Gomes da Silva

Notícias relacionadas