26 DE JUNHO DE 2018
Homenagem ocorreu na 38ª reunião ordinária, nesta quinta-feira
Francisco Kess, o Kiko, começou a competir em 2015
O atleta paraolímpico piracicabano Francisco Kess, o Kiko, esteve na Câmara nesta segunda-feira (25), na 38ª reunião ordinária, para receber do vereador Jonson Sarapu de Oliveira, o Maestro Jonson (PSDB), a moção de aplausos 80/2018, pela conquista de 15 medalhas de ouro, sete de prata e uma de bronze.
No texto da moção, Jonson comenta que a má formação congênita sofrida por Kiko está entre os problemas médicos de prevenção e cura mais difíceis. O vereador comenta ainda que especialistas de saúde recomendam a prática de atividades físicas, como forma de redescoberta da vida de uma forma ampla e global.
Em 2008, Kiko sofreu lesão no ombro direito e ficou afastado da empresa onde trabalhava, fato que lhe provocou sobrepeso. O esporte foi a solução encontrada por ele, que pode retornar ao trabalho. Kiko foi aposentado por invalidez, mas pediu o cancelamento do benefício. Ele está há um ano na Raízen Energia.
As competições começaram em 2015, com a natação. No primeiro campeonato conheceu o atletismo, sem parar com a natação. Kiko conquistou 23 medalhas, sendo 7 na natação, 2 no lançamento de dardo e disco e 14 no atletismo, sendo todas em ouro. Corre pela AAPP (Associação dos Amigos e Paradesportivas de Piracicaba) e conta com o apoio da Academia Elite Sporte.
Ao justificar a entrega da homenagem, Jonson disse ter convidido com Kiko no mesmo ambiente profissional. "É uma alegria muito grande, em nome desta Casa de Leis, entregar esta homenagem. Falar do Kiko é uma honra, é um exemplo de superação. Quando ninguém acreditava que ele pudesse aprender música, ele provou que conseguiu tocar trompete. Quando disseram que ele não poderia fazer faculdade, se formou em informática. Em tudo na vida ele mostrou é capaz. É um exemplo para nós, piracicabanos", declarou.
O homenageado disse agradecer a Deus pela saúde e por realizar todas as conquistas. "A difiuldade de reconhecimento e patrocínio é muito grande ainda, mas estamos aí para lutar cada dia mais", comentou.