20 DE JUNHO DE 2023
Projeto de lei que dá nome ao espaço reservado à prática esportiva, na avenida Laranjal Paulista, foi aprovado em plenário na noite desta segunda-feira (19)
Propositura de autoria da vereadora Ana Pavão (PL) foi aprovada na noite desta segunda (19), na 35ª Reunião Ordinária da Câmara
A Areninha do bairro Campestre, espaço dedicado à prática esportiva, localizada na avenida Laranjal Paulista, recebeu na noite desta segunda-feira (19), na 35ª Reunião Ordinária de 2023 da Câmara Municipal de Piracicaba, a denominação de "Pastor Vagner Lopes".
A homenagem ao religioso, atleta e entusiasta do esporte, falecido em 2021 aos 48 anos de idade, foi proposta por meio do projeto de lei 171/2023, de autoria da vereadora Ana Pavão (PL), aprovado agora em segunda discussão.
"Almejamos fazer uma homenagem a um homem que escreveu sua história pautada nos ensinamentos cristãos. Dono de uma homilética única e uma hermenêutica ímpar, unindo o antes e o porvir de maneira leve e criativa. Vagner Lopes, conhecido como “Pastor Vagner Lopes”, iniciou sua trajetória no esporte ainda na infância. De uma geração de filhas, netas e sobrinhas, Vagner, foi o primogênito homem, gerando em todos o entusiasmo pelo futebol", traz o texto.
Com vasto currículo esportivo, Vagner Lopes "teve a oportunidade de defender diversos clubes, entre eles: Primavera de Indaiatuba, Real Madrid (Espanha), XV de Piracicaba, Football Club Dallas (EUA), Club Atlético Banfield (Argentina) e outros", informa o projeto de lei que dá nome ao Areninha do Campestre.
Segue o texto: "Cristão, interrompeu sua carreira profissional, após uma forte afirmação em seu coração pelo ministério pastoral. Deixava claro que o chamado de Jesus para sua vida era maior que as conquistas que tivera até então. Iniciou seu ministério, como co-pastor na Igreja do Nazareno de Piracicaba, peregrinando por outras cidades como: Mococa e Pederneiras, onde passou à Pastor titular. Em um ano sabático, se afastou da igreja do Nazareno de Pederneiras, começando uma progressão em seu ministério na cidade de São Paulo".
O projeto de lei ainda destaca que, "por conviver muitos anos no meio esportivo, tinha uma expertise no trato e na fala com os atletas, pois a rotina era familiar, e explanar as dificuldades e enxergar novas perspectivas era favorável". Prova disso eram as reuniões que passou a realizar em 2018 junto aos jogadores do clube paulista Sport Club Corinthians, "regadas de testemunhos, ensinamentos bíblicos e comunhão".
Vagner Lopes foi casado por 25 anos com Graziela Lopes, com quem teve o filho Luca Lopes, atualmente com 9 anos.