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20 DE JUNHO DE 2018

Alunos aprendem sobre a separação dos poderes no Conheça Legislativo


O projeto é apresentado por profissionais da Casa de Leis



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (1 de 5) Salvar imagem em alta resolução

Esta é a terceira vez na semana que estudantes da escola visitam a Câmara

Esta é a terceira vez na semana que estudantes da escola visitam a Câmara
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Esta é a terceira vez na semana que estudantes da escola visitam a Câmara



A convite do vereador Jonson Sarapu de Oliveira, o maestro Jonson (PSDB), os alunos da Escola Estadual Dom Aniger Francisco de Maria Melillo participaram do Conheça Legislativo, na manhã desta quarta-feira (20). Já é a terceira vez esta semana que o projeto recebe alunos da escola, localizada no bairro Bosques do Lenheiro.

O estudante de história e estagiário do Departamento de Documentação e Transparência, Felipe Pasqualino, comentou sobre a idade média até os surgimentos das Câmaras no país. Ele falou ainda sobre a fundação da cidade de Piracicaba, em 1767, quando ainda possuía pelourinho em praça pública, destinado a punir escravos e cidadãos que cometiam crimes.

Foram citados também a história do Edifício Comurba, que desabou em 1964, causando um trauma na população piracicabana, que ficou mais de uma década sem a construção de edifícios na cidade.

A diferença entre os poderes Legislativo, Executivo e Judiciário foi explicada aos alunos por Bruno Didoné de Oliveira, do Departamento de Assuntos Jurídicos.

Em sequência, Érica Cruz Dinis, do Departamento de Documentação e Transparência, abordou que as leis existem para disciplinar a nossa convivência. Ela comentou sobre as diferenças entre roubo e furto, código do trânsito brasileiro, verbas rescisórias, Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), Constituição de 1988 e funções dos vereadores.

Érica também comentou sobre a consulta pública aberta pela Câmara desde 4 de maio, dentro do processo de implantação do Parlamento Aberto, que estabelece interação entre cidadãos e Legislativo com objetivo de assegurar transparência e acesso à informação. Ela recomendou aos estudantes que acessassem o link da Consulta e dessem suas contribuições.

Os estudantes do 9º ano participaram de uma simulação da reunião ordinária, com o projeto de lei sobre proibição do celular nas escolas. Houve apenas 6 votos contrários dos 23 alunos presentes. A proposta foi rejeitada pelos alunos.

Giovana Souza, a favor do projeto, acredita que “o celular pode ajudar com aplicativos como calculadora ou Google em pesquisas”.

Já a aluna Naomi Morais discordou: “os alunos podem ver coisas que não sejam adequadas para a escola”.



Texto:  Fernanda Rizzi
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583


Legislativo Jonson Oliveira

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