PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 29 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

07 DE NOVEMBRO DE 2019

Agricultura: Comissão defende política de desenvolvimento sustentável


Presidida por Nancy Thame, Gilmar Rotta (relator) e Trevisan Jr. (membro), a Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural se reuniu hoje (7)



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (1 de 3) Salvar imagem em alta resolução

Agricultura: Comissão defende política de desenvolvimento sustentável

Agricultura: Comissão defende política de desenvolvimento sustentável
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (2 de 3) Salvar imagem em alta resolução

Agricultura: Comissão defende política de desenvolvimento sustentável

Agricultura: Comissão defende política de desenvolvimento sustentável
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (3 de 3) Salvar imagem em alta resolução

Agricultura: Comissão defende política de desenvolvimento sustentável

Agricultura: Comissão defende política de desenvolvimento sustentável
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 Salvar imagem em alta resolução

Agricultura: Comissão defende política de desenvolvimento sustentável



A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, integrada por Nancy Thame (PSDB) - presidente, Gilmar Rotta (MDB) - relator e Trevisan Jr. (PR) - membro, na manhã desta quinta-feira (7), às 10h00 utilizou as dependências da sala "Euclides Buzetto", terceiro andar do prédio anexo para prosseguir em estudos que devem nortear a revisão do Plano Diretor, com foco no setor rural, em políticas que visam os próximos 10 anos da gestão de Piracicaba. 

O vereador Carlos Gomes da Silva, o Capitão Gomes (PP) também participou da reunião, sob coordenação da vereadora Nancy Thame (PSDB), que ainda contou com a presença do relator da Comissão, vereador Gilmar Rotta (MDB). 

Na oportunidade foram analizadas propostas que serão apresentadas pela Comissão, com o apoio de técnicos e especialistas, na indicação de caminhos a que a gestão municipal possa colocar Piracicaba no rol de cidades como São José do Rio Preto e Ribeirão Preto, onde o fomento ao pequeno agricultor e outras ações na defesa e proteção territorial da zona rural, desencadeia uma série de benefícios a que a população é contemplada diretamente, além de representar economias de dividas e proteção ambiental, em ações que mudam paradígmas sobre a ocupação do homem no campo. 

Os vereadores também reiteraram o papel d papel de instituições como a Esalq (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz) em discussões sobre a regularização fundiária, com reflexo no Plano Diretor de Desenvolvimento Rural, onde especialistas e técnicos da área agrícola poderão contribuir na edificação do Plano Diretor. 

A vereadora Nancy Thame avaliou o resultado da reunião, com foco no Plano Diretor, enfatizando a necessidade de inserir a área rural não apenas como território, mas que possamos ter estes avanços como um carimbo, para depois, por ocasião da discussão sobre o plano setorial, se possível, garantir uma abertura para o desenvolvimento regional sustentável, onde várias instituições já contribuiram para este processo, a exemplo do Comder (Conselho Municipal de Desenvolvimento Regional). 

A expectativa é pela introdução da temática, que traga o conceito de território com políticas estruturantes para a parte rural. 

Nancy também considerou o potencial do pequeno agricultor em Piracicaba, da riqueza e da contribuição que estes cidadãos poderão contemplar o futuro da cidade. A parlamentar entende que Piracicaba tem muita coisa valorosa e, que cabe ao poder público fomentar isso, em programas de ações e na busca de recursos, com aproximação, ao diminuir a distância entre o produtor e o consumidor, onde demanda várias ações.

Nancy Thame citou várias ações internas que Piracicaba já tem, a exemplo dos varejões, sendo que o nosso produtor deveria ser mais valorizado ao participar destes locais, o que depende de cronograma e de produção.

Citou instituições como Copi Horti, Copi Mais e organização de pescadores, onde tudo isso viria num contexto global, a exemplo de alguns municípios, que em pouco tempo estão conseguindo ativar.

"A visão não pode ser de apenas uma cidade. A cidade come, ela se alimenta. A cidade tem produto à mesa", destacou a parlamentar, que também considerou que estes produtos podem ser advindos da área urbana, pois a agricultura urbana é bem vinda.  

A parlamentar também considerou a participação da Comissão, na defesa do produtor e consumidor, em várias políticas, a exemplo de trazer mais produtores. 

Sobre o salto de qualidade e visão de futuro que cidades como São José do Rio Preto e Riberão Preto deram, a parlamentar considera a sensibilidade que elas tiveram no fortalecimento através da Secretaria de Agricultura do Município, colocando todas as políticas condizentes, relacionadas à alimentos nesta gerência e com programas municipais.

"É incrível o resultado que tiveram em dois anos. Até emociona a gente, de ver que é possível sim esta transformação", concluiu a parlamentar. 



Texto:  Martim Vieira - MTB 21.939


Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural Carlos Gomes da Silva Laércio Trevisan Jr Gilmar Rotta Nancy Thame

Notícias relacionadas