PIRACICABA, TERÇA-FEIRA, 16 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

05 DE SETEMBRO DE 2019

Agência PCJ receberá homenagem pelo plantio de 500 mil árvores


Propositura foi aprovada nesta quinta-feira, durante a 48ª reunião ordinária



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Aprovação de propositura de Longatto ocorreu nesta quinta-feira



O vereador José Longatto (PSDB) entregará a moção de aplausos 158/2019 à Agência das Bacias PCJ, Comitês PCJ, SOS Mata Atlântica, Prefeitura Municipal de Charqueada e Prefeitura Municipal de São Pedro pelo planejamento, desenvolvimento e execução dos Projetos Integrais de Propriedades, que visam a recuperação de áreas degradadas com o plantio de 500 mil árvores ciliares nas micros bacias do córrego Boa Vista, em Charqueada, e do Córrego Água Branca, em São Pedro. A propositura foi aprovada nesta quinta-feira (5), na 48ª reunião ordinária.

As propostas dos PIPs (Projetos Integrais de Propriedades) são de restauração ecológica de aproximadamente 222 hectares, que envolvem a recomposição de áreas de preservação permanente (APPs), nascentes e reserva legal. Para isso, serão plantadas mais de 500 mil árvores nos dois municípios envolvidos.

O estudo realizado pela Codasp (Companhia de Desenvolvimento Agrícola de São Paulo (Codasp) mapeou uma área de 2.174,92 hectares. Paralelamente ao trabalho da Codasp, a Assessoria Ambiental da Agência das Bacias PCJ foi responsável pelo gerenciamento e pelas análises técnicas dos produtos gerados pela companhia. A equipe também apoiou a Unidade Gestora do Projeto Mananciais Charqueada/São Pedro (UGP-Charqueada/São Pedro), que é o conselho responsável pelo acompanhamento do projeto.

A iniciativa foi financiada pela arrecadação da Cobrança PCJ Federal. De acordo com a diretora técnica da Agência das Bacias PCJ, Patrícia Gobet de Aguiar Barufaldi, o projeto Mananciais Charqueada/São Pedro surgiu a partir da necessidade de promover a recuperação, conservação e proteção das micro bacias dos córregos Boa Vista e Água Branca, essencial para proteger o manancial de abastecimento público e garantir a segurança hídrica para o município de Charqueada.

A próxima etapa, que terá início no próximo período de chuva, será o plantio das 500 mil árvores e o cercamento destas áreas, que será totalmente realizado pela SOS Mata Atlântica. O PIP aponta o diagnóstico da situação de degradação ambiental específica de cada propriedade envolvida e propõe intervenções para recuperação das mesmas, com particularidades voltadas à restauração ecológica.

Dentre os aspectos de degradação levantados, destacam-se necessidades de restauração da vegetação remanescente, bem como das APPs, de aplicação de técnicas voltadas à conservação do solo, de estruturas de saneamento na área rural, de isolamento de fatores de degradação (cercamento), além de contenção de processos erosivos.



Texto:  Raquel Soares
Revisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583


Legislativo José Longatto

Notícias relacionadas