21 DE JUNHO DE 2018
Gustavo Ranzanni Herrmann, que preside a entidade, esteve na Câmara nesta quinta-feira
Associação congrega 23 empresas, que juntas empregam 5.000 funcionários
A primeira década de atuação da ABCBio (Associação Brasileira das Empresas de Controle Biológico) motivou o vereador Pedro Kawai (PSDB) a elaborar a moção de aplausos 12/2018, entregue nesta quinta-feira (21) ao presidente da Gustavo Ranzani Herrmann, que esteve no Plenário Francisco Antônio Coelho, na 37ª reunião ordinária.
A ABCBio congrega23 empresas, que juntas empregam 5.000 funcionários. Elas disponibilizam ao mercado produtos biopesticidas microbiológicos e macrobiológicos que contribuem para o controle de pragas na agricultura brasileira. Desde a sua fundação, defende a regulamentação, o fortalecimento e representatividade do segmento.
Integram a diretoria da associação o presidente Gustavo Herrmann (Koppert), o vice-presidente Ari Gitz (Biocontrole), o diretor secretário Lécio Kaneko (Ballagro), o diretor tesoureiro Diogo Carvalho (Bug) e o diretor técnico Robson Costa (Grupo Farroupilha). O conselho é composto por Roberto Risolia (Stoller), Fabrizio Romano (Basf), João Conrado Havryluk (Iharabras), Marcello Poletti (Promip) e Elitamara Morsoletto dos Santos (Biocontrol).
O vereador Pedro Kawai disse que a moção é uma forma de a Casa reconhecer a junção de forças que luta para melhorar um segmento que carrega o Brasil: o agronegócio. "São 10 anos juntando forças e trabalhando no coletivo, que faz com que o progresso venha mais rápido", declarou o parlamentar.
Herrmann disse que a missão das empresas envolvidas na ABCBio é a de conscientizar o agricultor de que ele deve eliminar cada vez mais o uso de agrotóxicos. "É um problema escondido no Brasil. Uma pessoa consome por ano mais de 5 litros de agrotóxicos", alertou.
Além disso, Herrmann relembrou sua trajetória na Câmara, já que ele atuou como vereador por dois mandatos, entre os anos de 2000 e 2008, sendo presidente da Casa de Leis no biênio 2005/2006.
O presidente da Câmara, vereador Matheus Erler (PTB) relembrou a trajetória do ex-deputado federal e ex-prefeito João Herrmann Neto, pai de Gustavo. “Era um homem de uma visão anos-luz à frente do nosso tempo”, avaliou Erler. “Você, Gustavo, não fugiu a essa linha e fez um trabalho exemplar, como a reforma administrativa da Câmara", completou.