
25 DE JULHO DE 2018
Solenidade na Vila Rezende ocorreu na manhã desta quarta-feira
Denominação ocorreu na avenida Conceição, 350
“Era um médico do povo”. Esta foi a definição utilizada pelo vereador Laércio Trevisan Júnior (PR) para comentar a trajetória de José Arantes de Carvalho, popularmente conhecido como Zezinho da Farmácia, homenageado na manhã desta quarta-feira (25) em solenidade de denominação da Farmácia Municipal da Vila Rezende.
Presente no ato, o secretário de Saúde, Pedro Mello, reforçou a declaração do parlamentar, e completou: “todos o conheciam como Doutor Zezinho, pois era, de fato, o doutor dos pobres”.
Trevisan lembrou que a criação da Farmácia na Vila Rezende só ocorreu porque o secretário de Saúde honrou uma emenda por ele proposta, em 2013.
Além disso, o parlamentar comentou que Zezinho foi a pessoa que lhe atendeu em sua primeira cólica renal, além de ter socorrido o folclórico Saponga (torcedor fanático do time XV de Novembro) em um tratamento que evitou a amputação do pé. “Piracicabano nenhum deixou de conhecer o Zezinho e o padre Jorge, figuras do bem e que fazem parte do folclore da cidade”, completou.
Duas das quatro filhas do homenageado acompanharam a solenidade: Cláudia Aparecida e Marise Italia Arantes de Carvalho Paulino, sendo esta a responsável por comentar o seu legado. “Ele viveu para auxiliar o próximo. Tenho certeza que está grato e feliz, porque a farmácia era a vida dele”, declarou Marise, emocionada, sem conseguir conter as lágrimas.
O monsenhor Jorge Simão Miguel fez a benção do espaço e disse que Zezinho era de “um coração magnânimo e que sempre atendeu a todos”.
O prefeito Barjas Negri (PSDB) disse que tamanho era o carisma de Zezinho que, caso se aventurasse na política, certamente seria eleito para algum cargo. “Fazia um trabalho anônimo, cotidiano e na simplicidade. Ele passou, mas o seu nome e o seu legado ficaram”, declarou.
Os vereadores Adriana Cristina Nunes Sgrigneiro, a Coronel Adriana (PPS), Wagner de Oliveira, o Wagnão (PHS), e Ronaldo Moschini (PPS) enviaram integrantes dos seus gabinetes para acompanharem a denominação, também assistida pelo vice-prefeito e secretário de Governo José Antonio de Godoy, pela secretária da Ação Cultural e Turismo, Rosângela Camolese, pelo ex-prefeito Adilson Benedito Maluf e pelo padre Paulo Roberto Saraiva de Brito, pároco da Igreja Imaculada Conceição.
A Farmácia Municipal José Arantes de Carvalho – Zezinho da Farmácia fica na avenida Conceição, 350, e foi inaugurada em 17 de setembro de 2016. Funciona todos os dias da semana, das 8h às 17h, e atende em média 550 pessoas por dia, sendo a população idosa o maior público.
A denominação do espaço ocorreu por força da lei 8.804/2017, sancionada pelo prefeito Barjas Negri em 5 de dezembro do ano passado, após a aprovação, na Câmara, do projeto de lei 227/2017, apresentado pelo vereador Laércio Trevisan Júnior em 24 de agosto de 2017.
O HOMENAGEADO – Natural de Monte Aprazível, município paulista distante 350 quilômetros de Piracicaba, Zezinho começou a trabalhar com 12 anos na farmácia São Jorge, em Tupã, onde o pai, Antonio Lopes de Carvalho, comprou um sítio. Mudou-se para Piracicaba em 1946 e abriu a primeira farmácia em 1954. Permaneceu por 50 anos na Vila Rezende, onde montou a Droga Vila. Desenvolveu trabalhos voluntários na Loja Maçônica, na Creche Ada Dedini, no Rotary Clube, na Igreja Imaculada Conceição e na Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba). Morreu em 4 de setembro de 2016, aos 86 anos.
(Assista no player à reportagem veiculada pelo "Jornal da Câmara".)