
21 DE AGOSTO DE 2020
Homenagem destaca os 64 anos de atuação.
O 16º Grupamento de Bombeiros de Piracicaba receberá voto de congratulações da Câmara pelos 64 anos de fundação, por meio do requerimento 414/2020, aprovado nesta quinta-feira (20), na 32ª reunião extraordinária.
Comandado pelo tenente coronel PM Harley Washington Ferreira, o 16° Grupamento de Bombeiros conta com um efetivo de 458 bombeiros em atendimento por 24 horas diárias, durante todo o ano. São 140 viaturas para emergências de incêndio, resgate, salvamento, entre outros. Além de Ferreira, cópias da homenagem serão entregues ao general João Camilo Pires de Campos, secretário de Estado dos Negócios da Segurança Pública, e ao coronel PM Fernando Alencar Medeiros, comandante geral da Polícia Militar.
A origem do grupamento remonta a 1º de agosto de 1956, nas comemorações do aniversário de Piracicaba, quando o ex-prefeito Luciano Guidotti inaugurou o Destacamento de Bombeiros, na avenida Dr. Paulo de Moraes, 2.021, no bairro Paulista (onde, atualmente, está a Secretaria Municipal de Transportes Internos), e que tinha como comandante o terceiro-sargento de Força Pública, Jobed Furquin de Moraes. À época, o destacamento surgiu em razão de um grande incêndio, ocorrido 11 meses antes, que destruiu a Casa Munhoz, um dos grandes supermercados do interior do Estado, localizado na avenida Armando Salles de Oliveira, esquina com a rua Moraes Barros.
O destacamento se manteve neste local até dezembro de 1969 e depois foi transferido para o prédio da USI (Unidade de Segurança Integrada), na rua Américo Vespúcio, 300, no bairro Algodoal, sendo inaugurado pelo então prefeito Cássio Paschoal Padovani, tendo como comandante o segundo-tenente PM Silas Varela Sendin.
Em 28 de maio de 1976, o destacamento foi elevado à 3°Sub Grupamento de Incêndio, responsável pelas seções de combate a incêndio também de Limeira, Americana e Araras. Além destes, atendia a 14 municípios vizinhos.
A elevação à categoria de grupamento ocorreu em 12 de maio de 1989 e, em 26 de junho do mesmo ano, foi inaugurado o 16° Grupamento de Incêndio, sob o comando do major PM Hugo Massoti Júnior, desligando-se administrativamente de Campinas e com uma autonomia própria. Em 1999, via decreto estadual, tem sua nomenclatura alterada para 16° Grupamento de Bombeiros. A sede da unidade ficou na própria rua Américo Vespúcio e o subgrupamento foi instalado na avenida Independência, 2512.
Em 2002, por meio de portaria, a unidade passou a ter três sub grupamentos: a sede do 1º Sub Grupamento abrangendo Piracicaba, Limeira, Capivari, São Pedro, Iracemápolis e Cordeirópolis; a sede do 2º Sub Grupamento em Rio Claro, que tem jurisdição sobre as cidades Rio Claro, Araras, Pirassununga, Leme, São João da Boa Vista, Mococa, São José do Rio Pardo e Espírito Santo do Pinhal; e o 3° Sub Grupamento, sediado em Americana, que cuida da área de Americana e Santa Bárbara.
O requerimento apresenta as principais emergências atendidas pelo 16º Grupamento: o socorro, localização e resgate de vítimas do rompimento da barragem de Brumadinho, em Minas Gerais, em 2019, e o incêndio da empresa ArcellorMittal Brasil, em 2018, sendo que a ação contou com 17 bombeiros, com auxílio de 20 brigadistas da empresa, operadores de caminhão-tanque e de máquinas de remoção de entulho.
"Além dessas missões, há que se destacar o serviço de resgate do Corpo de Bombeiros que, diariamente, socorre e bem encaminha vítimas de acidentes de trânsito por toda a cidade, demonstrando alta eficiência e presteza no atendimento à população", diz o requerimento.