Parte do expediente da 54ª reunião ordinária foi suspenso para o presidente da Emdhap, João Manoel dos Santos prestar esclarecimentos à população sobre moradias.
O presidente da Emdhap (Empresa de Desenvolvimento Habitacional de Piracicaba), o ex-vereador e presidente da Mesa Diretora, João Manoel dos Santos, nesta quinta-feira (20), participou da 54ª reunião ordinária da Câmara de Vereadores de Piracicaba, para apresentar esclarecimentos sobre os empreendimentos Vida Nova 1, 2, 3 e 4, além da política habitacional da autarquia local.
Conforme iniciativa do vereador Lair Braga (SD), no requerimento 484/2018, houve a suspensão do expediente por até 30 minutos para que o presidente da Emdhap explicasse matérias divulgadas em redes sociais onde são citadas novas adesões de famílias e núcleos vulneráveis.
Diversos parlamentares externaram a preocupação da população sobre procedimentos para adquirir a tão sonhada casa própria, sendo que João Manoel, acompanhado pela assistente social, Karol Lopes explicaram os procedimentos preconizados pelo governo federal, por intemédio da Caixa Econômica Federal, no selecionamento e destinação final das moradias.
Na análise da Pauta da Ordem do Dia, os vereadores aprovaram um projeto de decreto legislativo, duas moções e quatro requerimentos, em discussão única; um projeto de lei em segunda discussão e dois projetos de lei em primeira discussão.
Também constava das discussões o projeto de decreto legislativo 49/2018, de autoria do vereador Laércio Trevisan Jr. (PR), que envolve discussão sobre o Fórum Permanente de Segurança Pública, sendo que o projeto recebeu emenda, de autoria da vereadora Coronel Adriana (PPS), saindo da Pauta.
A tribuna popular foi ocupada por Marcos Antonio Azevedo de Souza, que falou sobre o Encontro de Maracatu de Baque Virado, e por Mariana Cristina Pedroso, que abordou o tema Festival de Culturas Regionais e Artes Urbanas, Curau.
Na reunião ordinária também foi entregue a moção de aplausos 64/2018, do presidente da Câmara, Matheus Erler (PTB), que contempolu as subseções de Piracicaba (8ª) e São Pedro (239ª) da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil).
Os vereadores Laércio Trevisan Jr. (PR) e Aldisa Vieira Marques, o Paraná (PPS) ocuparam a Tribuna da Câmara, nos cinco minutos regimentais, na condição de líderes de partidos para discorrer sobre trabalhos parlamentares.
Em pedidos de Questão de Ordem, o vice-presidente da Câmara, Ronaldo Moschini (PPS) reforçou convite à população para participar dos treinamentos de reanimação cardiopulmonar, na capacitação de pessoas leigas para os primeiros socorros até a chegada de um médico, em eventos que acontecem neste sábado pela manhã, no Mercado Municipal e na parte da tarde e noite, no Shopping Piracicaba, piso dois, na área de alimentação.
Já o primeiro secretário da Câmara, Pedro Kawai (PSDB) deu ênfase às comemorações dos 100 anos da chegada dos japoneses em Piracicaba, reforçando convite à população para comparecer no domingo (23), na 12ª edição da Festa da Primavera, nas dependências do Engenho Central.
O vereador Carlinhos Cavalcante (PPS) também fez uma participação em Questão de Ordem para agradecer a oportunidade de ter integrado o quadro de parlamentares, nestes 30 dias em que substituiu o titular, Paulo Serra (PPS), que se licenciou neste período.
Os trabalhos legislativos começam às 19h30 com transmissão ao vivo pela TV Câmara, canal 8 da NET, 9 da Vivo e 60.4 em sinal digital. Também é possível acompanhar pelas redes sociais do Legislativo (Facebook e YouTube) e no site www.camarapiracicaba.sp.gov.br, onde é disponibilizado na Rádio Câmara Web. A partir das 20h, a população pode acompanhar pela Rádio Educativa FM (105,9 ou educativafm.com.br).