
18 DE MARÇO DE 2025
Requerimento é de autoria do vereador Laércio Trevisan Jr. (PL)
Propositura é de autoria do vereador Laércio Trevisan Jr. (PL)
Por meio do requerimento 223/2025, aprovado durante a 12ª reunião ordinária realizada nesta segunda-feira (17), o vereador Laércio Trevisan Júnior solicita informações ao Executivo sobre a demanda por hemodiálise no município de Piracicaba, incluindo o número de pacientes aguardando vagas, os que realizam o tratamento em outras regiões e as metas de ampliação de vagas com os hospitais credenciados.
No documento, Trevisan destaca "a importância do acesso ao tratamento de hemodiálise para pacientes com insuficiência renal crônica, que é um procedimento essencial para a manutenção da vida e da qualidade de vida desses indivíduos".
O parlamentar questiona quantos pacientes estão atualmente aguardando vaga para hemodiálise em Piracicaba e solicita a discriminação por tempo de espera e a lista de pacientes em ordem de prioridade. Questiona também o número de pacientes de Piracicaba que estão realizando hemodiálise em outras regiões devido à falta de vagas no município, qual a meta de ampliação de vagas e solicita o detalhamento do plano de ampliação, incluindo cronograma, metas e os hospitais credenciados envolvidos, entre outros questionamentos.
O vereador Josef Borges (PP), líder do governo na Câmara, esclareceu que seis pacientes aguardam vaga e outros 35 vão para outras cidades fazer o tratamento. Segundo ele, a regulação é feita pela Diretoria Estadual de Saúde e os pacientes têm acesso ao sistema para consultar sua situação.