14 DE MARÇO DE 2023
Em requerimento, vereador Gustavo Pompeo (Avante) quer saber quantos munícipes cobraram ressarcimento da Prefeitura e do Semae
Problemas na conservação do asfalto gerou outro debate entre os vereadores
A Câmara Municipal de Piracicaba aprovou em regime de urgência, na 11ª Reunião Ordinária, nesta segunda-feira (13), o requerimento nº 157/2023, de autoria do vereador Gustavo Pompeo (Avante), que solicita informações sobre os pedidos de ressarcimento aos danos sofridos pela população em função dos buracos existentes nas vias públicas da cidade.
O requerimento envolve os pedidos protocolados pelos munícipes no ano de 2022 junto à Prefeitura e ao Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto). “Entendo que a Prefeitura tem que ressarcir quando há um dano a um veículo particular”, defendeu o autor do requerimento, ao declarar voto. Ele relatou que, quando recebe esse tipo de demanda no gabinete, orienta os munícipes a efetuarem o protocolo.
O vereador Fabrício Polezi (Patriota) também declarou voto ao dizer que é preciso entrar em contato com a secretaria para tentar resolver o problema antes de tirar conclusões precipitadas. Ele lembrou que o município passa pelo período de chuvas, o que prejudica ainda mais o asfalto.
Já o vereador Acácio Godoy (PP) disse que o período de chuvas não dura dois anos e que é necessário obter respostas concretas. O vereador Laércio Trevisan Jr. (PL) apresentou dados referentes à arrecadação com IPVA no município e que, mesmo assim, os serviços de manutenção das vias públicas não são feitos de forma eficiente.
O vereador Cássio Luiz Barbosa (PL), o Fala Pira, exibiu o vídeo de uma motorista que bateu o carro em um poste ao tentar desviar de um buraco. “A realidade nua e crua é que o asfalto está um caos. Está dando prejuízo, causando acidentes”, disse o vereador Pedro Kawai (PSDB).
O vereador Josef Borges (Solidariedade) admitiu que há muito serviço a ser feito. “Mas os buracos estavam aí há muito tempo. Com as chuvas, aparecem buracos todo dia. Estão antecipando as eleições. Precisamos de diálogo e não de ataques”, colocou.
Confira, no vídeo, nesta página, todas as declarações de voto dos vereadores sobre o requerimento.