28 DE JUNHO DE 2024
Relinho diz ser "urgente" a promoção de ações que estimulem de forma efetiva a capacitação do profissional em educação especial e inclusiva
O vereador Rerlison Rezende, o Relinho
Com o objetivo de estimular a qualificação de profissionais no atendimento a alunos com necessidades específicas de aprendizado nas unidades educacionais da rede pública, o vereador Rerlison Rezende (PSDB), o Relinho, apresentou o requerimento 788/2024, aprovado em regime de urgência nesta quinta-feira (27), no qual o parlamentar busca avaliar com o Executivo a viabilidade de pagamento de adicional por especialização em educação especial e inclusiva.
"Peço para que o prefeito olhe este requerimento com olhar diferente. Os autistas não precisam de um prédio de R$ 10 milhões, precisam de um profissional que possa auxiliar na inclusão. Se tiver a gratificação, os profissionais começam a se especializar", disse o vereador, ao justificar voto durante a 39ª Reunião Ordinária.
No requerimento, o parlamentar destaca que "o alto índice de profissionais sem qualificação específica no âmbito da educação especial e inclusiva inviabiliza o aprendizado de qualidade e igualitário a crianças e jovens com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades". Ele considera "urgente" a promoção de ações que estimulem, "de forma efetiva e adequada", a capacitação dos profissionais em educação especial e inclusiva.
O vereador questiona o Executivo se já existe um programa de incentivo para a qualificação profissional em educação especial e inclusiva, ou algum estudo em andamento para fomentar a especialização, e quais providências já foram tomadas ante a urgência de haver profissionais especializados.
Assista à fala completa do parlamentar ao clicar no vídeo que acompanha a matéria.