19 DE JULHO DE 2022
Laércio Trevisan Jr. participou nesta terça da cerimônia de posse do Coronel Marcus Augusto Bastos Neuvald, novo comandante da Escola Preparatória de Cadetes do Exército
Laércio Trevisan Jr e o Coronel Marcus Augusto Bastos Neuvald
O vereador Laercio Trevisan Jr. (PL) participou nesta terça-feira (19) da cerimônia de passagem de comando da Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx), em Campinas, do Coronel Flávio Moreira Mathias para o Coronel Marcus Augusto Bastos Neuvald.
Durante a cerimônia, o parlamentar parabenizou o Coronel Mathias pelo trabalho realizado junto à EsPCEx, assim como, cumprimentou o Coronel Neuvald por assumir o Comando da Escola, o qual exercia até então a função de Subcomandante.
“Parabenizo o Coronel Neuvald por assumir o comando da EsPCEx, desejando-lhe um profícuo trabalho frente a esta importante instituição”, disse Trevisan Jr.
O parlamentar esteve acompanhado pelo vereador da cidade de Campinas, Major Jaime (PP), e do Major de Artilharia, Matheus Barbosa, atual Chefe da Seção de Comunicação da EsPCEx. Participaram da solenidade inúmeras autoridades civis e militares do estado de São de Paulo e de outros estados.
A EsPCEx - A Escola Preparatória de Cadetes do Exército, sediada em Campinas, possui mais de cem anos de existência, e tem como missão preparar candidatos para ingressarem na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), que é responsável pela formação do oficial combatente do Exército.
De acordo com o site da EsPCEx, a seleção dos candidatos ocorre anualmente, "por meio de um concurso de admissão de âmbito nacional, no qual são oferecidas cerca de 400 vagas para o sexo masculino e 40 vagas para o sexo feminino. Algumas condições para inscrição: ser brasileiro nato, ambos os sexos; possuir idade de, no mínimo, 17 (dezessete) e, no máximo, 22 (vinte e dois) anos, completados até 31 de dezembro do ano da matrícula; ter concluído ou estar cursando (no ano da inscrição) o 3º ano do Ensino Médio".
Novo Comandante: O Coronel Marcus Augusto Bastos Neuvald incorporou-se às fileiras do Exército Brasileiro em 20 de fevereiro de 1988, inicialmente na EsPCEx, onde concluiu o curso de três anos, em 1990 e, no ano seguinte, ingressou na Academia Militar das Agulhas Negras, onde foi declarado aspirante-a-oficial da arma de infantaria, em 1994.
Neuvald é mestre em ciências militares, especialista em direito internacional dos conflitos armados pela Escola Superior de Guerra, especialista em segurança europeia pela Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) e bacharel em direito. Serviu em organizações militares nos Comandos Militares do Sul, do Leste, do Nordeste, do Planalto, do Norte e do Sudeste. Como oficial intermediário, foi comandante de Companhia de Fuzileiros Paraquedista, oficial de operações de Batalhão de Infantaria e Coordenador da Segurança pessoal do Presidente da República.
Como oficial superior, foi Comandante da 10ª Brigada de Infantaria Motorizada (Recife - PE), instrutor da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais, instrutor da Escola de Comando e Estado Maior do Exército, comandante do 29ª Batalhão de Infantaria Blindado (Santa Maria-RS), oficial de gabinete do Comandante no Centro de Inteligência do Exército e assistente de oficial General de Exército em Brasília e no Comando Militar do Norte.