21 DE OUTUBRO DE 2022
“Que não voltemos a ter entre nossas crianças essa doença”, desejou Acácio Godoy na reunião ordinária desta quinta (20), sugerindo engajamento em campanha de vacinação
Acácio Godoy solicitou participação de vereadores na campanha pela vacinação, conscientizando as famílias com as quais eles têm contato
Durante a 52ª reunião ordinária, realizada nesta quinta-feira (20), o vereador Acácio Godoy, que presidia a sessão, fez um apelo aos vereadores e ao Departamento de Comunicação Social da Câmara Municipal de Piracicaba, para o desenvolvimento de uma campanha de conscientização da população pela vacinação contra a poliomielite.
O parlamentar leu uma breve descrição sobre o poliovírus, sua transmissão e os efeitos da doença, que, ao destruir as células da medula espinhal, leva à perda de massa muscular e pode ocasionar paralisia. As vacinas se colocam, portanto, como a principal medida de prevenção para evitar as consequências da infecção pelo vírus e manter a doença erradicada.
Acácio Godoy destacou que, pelo baixo índice de cobertura vacinal contra a pólio, o prazo da campanha de vacinação teve de ser prorrogado. O Ministério da Saúde estendeu para 30 de setembro o prazo da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e de Multivacinação para Atualização de Caderneta, que antes era dia 9 do mesmo mês. Posteriormente, o término da campanha foi novamente alterado para 31 de outubro, já que a cobertura permaneceu insuficiente, em cerca de metade do público-alvo.
“Talvez reflexos das discussões sobre a vacina de Covid-19 tenham afetado o comportamento dos pais referente à vacinação da pólio”, sugeriu o parlamentar em sua fala. “Que nós não voltemos a ter entre nossas crianças essa doença”, rogou o vereador, que solicitou aos demais parlamentares a conscientização das famílias com as quais eles têm contato em suas atividades e redes.
A fala completa do parlamentar pode ser conferida no vídeo acima.