23 DE JUNHO DE 2023
Pedro Kawai (PSDB) destacou solenidade na Câmara e evento que acontece na Praça José Bonifácio para marcar a data
Pedro Kawai (PSDB) ocupou a Tribuna da Câmara na noite desta quinta-feira (22)
Descendente de japoneses, o vereador Pedro Kawai (PSDB) enalteceu, na noite desta quinta-feira (22), os 115 anos do início da imigração do país oriental ao Brasil, ocorrida em 1908, quando o navio Kasato Maru atracou no Porto de Santos, em18 de junho daquele ano. “Foi uma viagem de 50 dias com 781 pessoas, então, vocês imaginem todo o perrengue que essa população passou para chegar até aqui”, disse.
O parlamentar lembrou que, como já é tradição, a Câmara realiza uma solenidade para marcar a imigração japonesa e que, neste ano, acontece nesta sexta-feira (23), a partir das 19h, onde serão celebradas as artes marciais, e ainda o evento Japão na Praça, que aconteceu na Praça José Bonifácio neste sábado, 24, das 10h às 22h, e domingo, 25, das 10h às 20h, com diversas atrações culturais e opções gastronômicas do país.
“A imigração aconteceu porque, naquele período, o Japão enfrentava uma alta densidade populacional, enfrentava muitos problemas com falta de emprego, então, muitas pessoas decidiram vir ao Brasil, que também passava por grandes transformações”, destaca. Kawai relata que seu avô, que era guarda imperial, e sua avó, que era professora universitária, aproveitaram a oportunidade para fugir e se casarem. “Minha avó estava prometida para outra pessoa, então acabou vindo para cá”, disse.
Durante sua fala na tribuna da Câmara, Kawai relatou que, da mesma forma como vieram japoneses para o Brasil, em outros períodos houve o movimento inverso, em que vários descendentes acabaram retornando. “Eu mesmo, nos anos 1990, morei lá e meu cunhado está lá até hoje, vivendo no Japão”, relatou.
Kawai também destacou a preocupação da comunidade japonesa com a educação, “em toda colônia de japoneses, sempre havia uma sala de aula para que as crianças pudessem ser alfabetizadas”, disse, “e também aprendessem o Português”, acrescentou. Ele finalizou destacando a responsabilidade em ser o primeiro descendente de nikkei (imigrante japonês) que se tornou vereador na Câmara de Piracicaba.