19 DE AGOSTO DE 2022
Thiago Ribeiro (PSC) esteve na praça da “Boyes” e pediu apoio da Sedema
O parlamentar ouviu as informações repassadas pelos contribuintes, que enviaram um vídeo relatando a queda de uma das figueiras sobre a via, no início do mês de agosto.
O vereador Thiago Ribeiro (PSC) esteve na manhã desta sexta-feira (19), na rua Antônio Corrêa Barbosa, na região central de Piracicaba, nas proximidades da antiga fábrica “Boyes”, após ter sido acionado por populares, que temem novas quedas de galhos das árvores da espécie “Fícus” – Figueira, como é tradicionalmente conhecida.
O parlamentar ouviu as informações repassadas pelos contribuintes, que enviaram um vídeo relatando a queda de uma das figueiras sobre a via, no início do mês de agosto.
No local, o vereador entrou em contato com o Secretário Municipal de Defesa do Meio Ambiente, Alex Gama Salvaia, que prontamente acionou o responsável pelo setor de arborização da Prefeitura de Piracicaba, Robson Willians da Costa Silva, e o técnico Rogério, da Engemaia, empresa responsável pela supressão de árvores contratada pela Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Sedema).
Na avaliação dos especialistas, três árvores da espécie Fícus precisam ser suprimidas no local, pois já possuem mais de 70 anos de vida e apresentam eminentes riscos de queda.
A praça da Boyes "Dona Ermelinda Ottoni de Souza Queiroz", faz parte do Patrimônio Histórico-Cultural de Piracicaba e é tombada pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Piracicaba (CODEPAC) pelo do Decreto 7.591 de 1997.
As supressões de árvores da espécie “Fícus”, presentes no local, precisam de autorizações do (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdema) e de um laudo da Consultoria em Sustentabilidade Ambiental (Caex), que auxilia com conhecimentos técnicos-científicos a atuação dos membros do Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP).
O responsável por arborização da Sedema informou que, a partir dos laudos autorizadores, que devem ser expedidos em breve pelos órgãos, as supressões podem ocorrer, removendo assim as três figueiras que apresentam riscos de queda.
No local, a equipe da Engemaia, já está realizando, após pedido do parlamentar, a remoção dos troncos das figueiras que haviam caído, desobstruindo as calçadas do entorno da praça.
“A população nos chamou até o local, por temer que as figueiras voltem a cair sobre as vias. Recebemos vídeos de uma das quedas e a imagem é assustadora, pois são árvores de grande porte e estão na região central de Piracicaba. As figueiras, como foi constatado pela equipe de arborização da Sedema, já possuem mais de 70 anos, e o cupim presente nos troncos prejudicou a saúde das árvores, ocasionando a queda de grandes galhos e até mesmo de uma das figueiras inteiras. Agradeço o empenho do secretário Alex e da equipe que está fazendo o trabalho de remoção dos galhos que caíram, garantindo segurança para a população que utiliza desta importante praça, histórica em nossa cidade”, destacou Thiago Ribeiro.