
25 DE MARÇO DE 2025
Medida deve ampliar segurança na região central e atender 40 mil estudantes
Trevisan Jr.
Durante a 14ª Reunião Ordinária de 2025, realizada na noite desta segunda-feira (24), o vereador Laércio Trevisan Jr. (PL) utilizou a tribuna para cobrar a descentralização do pelotão escolar da Guarda Civil Municipal e reforçar a necessidade de ampliar o efetivo por meio de concursos públicos. Segundo o parlamentar, a medida é essencial para garantir segurança pública, especialmente na região central da cidade, que, de acordo com ele, concentra cerca de 40 mil estudantes.
Trevisan afirmou que a descentralização do pelotão, prometida para esta semana, ainda não foi efetivada. Ele defendeu que uma inspetoria da guarda seja instalada na região central de Piracicaba, devido à sua localização estratégica. “A descentralização da guarda tem que ocorrer nesse mandato. Tem que ter uma visão de planejamento e segurança pública”, declarou.
O vereador também insistiu na realização de concursos públicos prioritários, com destaque para as áreas de segurança, saúde e educação. Ele mencionou que aproximadamente 50 guardas civis devem se aposentar até o próximo ano, o que pode comprometer o funcionamento da corporação. Segundo Trevisan, o atual efetivo de 350 agentes não é suficiente para cobrir todos os turnos com segurança.
Ao tratar da educação, defendeu a contratação de professores em regime estatutário, e não celetista, como forma de garantir a sustentabilidade do Instituto de Previdência e Assistência Social dos Funcionários Municipais de Piracicaba (Ipasp). Ele alertou que o pagamento ao INSS por professores temporários enfraquece o fundo previdenciário local e compromete o futuro da previdência municipal.
Trevisan Jr. também reforçou a importância do trabalho do pelotão escolar nas escolas, com ações educativas e de prevenção ao uso de drogas, além da atuação da guarda em áreas públicas para coibir furtos e vandalismo.