PIRACICABA, SEGUNDA-FEIRA, 20 DE JANEIRO DE 2025
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Intranet  /  Webmail

10 DE DEZEMBRO DE 2024

Vereador defende criação da Secretaria Municipal de Segurança Pública


Acácio Godoy falou do tema na tribuna, durante reunião ordinária nesta segunda-feira



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Rubens Cardia (MTB 27.118) Salvar imagem em alta resolução

Acácio Godoy falou do tema na tribuna, durante reunião ordinária nesta segunda-feira






O vereador Acácio Godoy (Avante) defendeu a criação de uma Secretaria Municipal de Segurança Pública para concentrar as ações de fiscalização e prevenção em Piracicaba. Ao fazer uso da tribuna, durante a 76ª Reunião Ordinária, nesta segunda-feira (9), o parlamentar refletiu sobre as dificuldades hoje enfrentadas por corporações que atuam na área, como a Guarda Civil Municipal e o Corpo de Bombeiros.

"Não é a primeira vez que vou trazer essa pauta para cá. Piracicaba já teve e merece ter novamente uma Secretaria de Segurança Pública. Eu sei que, quando falamos de segurança pública, imaginamos o policiamento ostensivo, mas ele não é apenas isso. Trata-se também de educação, assim como o Proerd", comentou Acácio Godoy, listando, na sequência, os problemas que Piracicaba enfrenta na segurança pública.

"Nos últimos meses, debatemos a carência de viaturas, a falta de reposição de recursos humanos, o armamento defasado. E o trabalho de fiscalização deixa muito a desejar: hoje teríamos que dar uma formação especial aos guardas civis para que, fora do horário comercial, possam ir a lugares com barulho excessivo para atuar na lei do silêncio. Nossos guardas não têm essa formação e não podem ir lá [nesses estabelecimentos que descumprem a lei]. Esses barulhos acontecem de madrugada. E, quando o policial chega lá, eles reduzem o volume. O policial é feito de bobo, fica indo e voltando e não tem autoridade para autuar e apreender equipamentos. Muitas vezes, quem faz essa baderna é lugar regularizado."

Acácio Godoy também mostrou preocupação com a estrutura para combate a incêndios e desastres. "Temos hoje plano de contingência para nossos hospitais e escolas? Temos planos de resposta rápida? Acho que nem temos as plantas das escolas para a polícia atuar de forma efetiva. Esses casos vêm à tona quando acontecem, mas são assuntos que precisamos dar destaque e prioridade na cidade. Acho importante darmos um tratamento específico para a segurança pública", concluiu.



Texto:  Ricardo Vasques - MTB 49.918
Imagens de TV:  TV Câmara


Legislativo Parlamentar Acácio Godoy

Notícias relacionadas