03 DE SETEMBRO DE 2021
Para Paulo Camolesi, adoção de sistema poderia recuperar rios e nascentes.
Paulo Camolesi abordou os temas na reunião ordinária desta quinta-feira
Duas alternativas sustentáveis foram temas da fala do vereador Paulo Camolesi (PDT) na tribuna, durante a 28ª reunião ordinária, nesta quinta-feira (2). Ele elogiou a intenção do Executivo de instalar placas fotovoltaicas em um dos barracões do Engenho Central para a geração de energia a partir dos raios solares.
A ideia havia sido proposta pelo próprio Camolesi em indicação de 2015, período em que exerceu o primeiro mandato como vereador. "Vai ser feita uma experiência para usar o barracão para captação de energia solar, isso é ótimo. Fizemos a indicação lá atrás, tomara que agora dê certo. Imagine o quanto vai economizar para a Prefeitura. Se isso acontecer no Engenho, fico muito feliz, porque é o futuro."
Camolesi também compartilhou os resultados que obteve em sua casa com a instalação de uma cisterna para captar a água da chuva e revertê-la aos lençóis freáticos. A engenharia do projeto foi apresentada pelo vereador, no telão do plenário. "Fiz em casa e funciona, coisa simples. Quando a gente faz, o retorno para a natureza é muito grande."
O vereador calculou o impacto positivo que a medida geraria, se adotada em larga escala. "Como temos quase todas as casas impermeabilizadas, se um prefeito estudar realmente essa proposta e dar incentivo para uma família colocar isso, a água, com essa cisterna, vai cair dentro dela e começar a descer ao lençol freático. Vai chegar a um ponto em que a água começará a subir e a nascer nos rios."