12 DE ABRIL DE 2022
Josef Borges e o arquiteto Guilherme Milanez, da Semuttran, conversaram com moradores e direção das escolas
“São demandas importantes da população", disse Josef Borges, líder de governo na Câmara Municipal de Piracicaba
O vereador Josef Borges (Solidariedade) percorreu ruas de Artemis nesta terça-feira (12/04) ao lado do arquiteto Guilherme Milanez, da Secretaria Municipal de Mobilidade, Trânsito e Transportes (Semuttran). Eles verificaram a viabilidade de solicitações de mudanças e de segurança viária apresentadas por moradores ao parlamentar.
As avaliações foram realizadas pelo arquiteto com apoio da secretária Jane Oliveira, da Semuttran e atendeu pedido de indicações protocoladas por Josef Borges. “São demandas importantes da população que a secretária Jane deu encaminhamento para estudos e implantação do que estiver dentro da legislação. Na vistoria do Guilherme, ele observou todas as localidades e também conversou com os moradores”, disse o vereador.
Na rua Elvira Pereira Chinelato há a solicitação para o fechamento do trecho em frente a antiga estação ferroviária. O objetivo é evitar o tráfego de veículos pesados e os acidentes no telhado do imóvel, que é tombado. “Caminhões com baú sempre colidem com o telhado e danificam a estrutura do telhado. O último acidente aconteceu há um mês. O fechamento permitirá ampliar o calçadão da praça e evitar o tráfego desses veículos no local, reduzindo os danos ao prédio”, informou Josef Borges.
Para o arquiteto, há a possibilidade desse pedido ser atendido, como também a instalação de uma lombada nessa rua, conforme foi solicitado por Danilo Berreta, Waldyr Godoy e Alice Otsubo. “Os carros passam em alta velocidade e o risco de acidentes é grande”, afirmaram.
Os moradores solicitaram ainda a mudança de direção da rua e farão coleta de assinaturas em um abaixo-assinado para que a Semuttran possa avaliar a possibilidade, porque envolve alterar o tráfego e a sinalização também no entorno dessa via.
Demarcação - Na rua Julio Quinelato, a pedido da diretora Luciana Christiano, da escola estadual Professor José Martins de Toledo, o vereador Josef Borges mostrou ao arquiteto que falta reforço na pintura da sinalização das faixas amarelas e a diretora solicitou a demarcação de uma vaga para pessoa com deficiência. O objetivo é receber melhor um aluno que depende da cadeira de rodas para se locomover e tem encontrado dificuldade para descer do veículo.
Ainda nessa rua, no cruzamento com a rua João Amancio de Godoy, da escola municipal Professor Décio Miglioranza, a diretora da escola, Valquiria Zilio e moradores solicitam mudanças para aumentar a segurança na entrada e saída dos estudantes.
Será analisada a instalação de uma pequena rotatória, a instalação de uma faixa elevada e um estudo para mudança de mão de direção. O objetivo é evitar riscos às crianças.