23 DE JUNHO DE 2023
Pedro Kawai (PSDB) relembrou feitos do partido ao longo da história
Vereador Pedro Kawai (PSDB)
Ao ocupar a tribuna pelo tempo regimental de 5 minutos, como liderança partidária, o vereador Pedro Kawai (PSDB) celebrou os 35 anos do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), fundado em 25 de junho de 1988.
“São 35 anos de uma história de luta, de comprometimento com o país, com o nosso estado de São Paulo, com a nossa cidade e várias grandes cidades e grandes referências e grandes líderes que o PSDB tem em suas fileiras e alguns que já passaram por nossas fileiras e hoje estão em outros partidos, mas que tem no seu DNA, tem na sua história, uma luta permanente em defesa da democracia, tanto é que é partido da social democracia brasileira”, disse.
O vereador destacou que, em 1992, o partido participou da campanha pelo impeachment do então presidente Fernando Collor de Mello. No ano seguinte, Fernando Henrique Cardoso foi nomeado ministro da Fazenda e iniciou a elaboração do plano real, que entrou em vigor em 1994. “Encerraram-se anos de hiperinflação, especulação financeira e recuperou o poder aquisitivo dos nossos trabalhadores”, relatou Pedro Kawai.
Em 1995, Fernando Henrique Cardoso, como presidente, conseguiu diminuir a inflação e em seu governo ocorreu a criação de programas sociais como o Bolsa Escola, o Auxílio Gás e o Bolsa Alimentação, que o governo Lula, na sequência, “juntou todos no que hoje é o Bolsa Família”.
“A meu ver, um dos projetos mais importantes, que foi aprovada no governo Fernando Henrique, em 2000, foi a Lei da Responsabilidade Fiscal. Acho que esse é um dos principais marcos, depois do plano real, do governo PSDB e também a política dos medicamentos genéricos que ocorreu na segunda gestão do governo Fernando Henrique, quando José Serra assume o Ministério da Saúde”, afirmou.
A fala completa do vereador pode ser assistida no vídeo presente na matéria.