22 DE FEVEREIRO DE 2022
Excesso de pacientes internados, inclusive da região, motivou medida do Hospital dos Fornecedores de Cana, verifica Josef Borges
Josef Borges é líder do governo na Câmara
O vereador Josef Borges (Solidariedade) ao tomar conhecimento da suspensão do pronto atendimento respiratório a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) anunciado nesta terça-feira (22) e que motivou questionamentos da população, verificou com o hospital os motivos da medida e o doutor Paulo Oliveira, diretor Técnico do HFC Saúde, explicou que por estar com muitos pacientes internados além do limite da capacidade de atendimento do SUS, não teve outra alternativa.
“Muitos pacientes internados não são residentes de Piracicaba. São também de cidades da região de cobertura da Diretoria Regional de Saúde de Piracicaba (DRS-X) que abrange 26 municípios. O HFC é referência na região”, comentou Josef Borges, líder do governo na Câmara.
O diretor do HFC, informou em nota que o HFC Saúde atua em parceria com a Central de Regulação De Vagas de Piracicaba (CRV). “Entretanto, em 21/02/2022, excedemos em 300% a capacidade operacional máxima dos atendimentos no Pronto Atendimento. Dessa forma restringimos inicialmente por 24 horas os novos encaminhamentos de pacientes SUS da CRV a fim de garantir a qualidade e segurança dos pacientes já internados”, relatou.
Josef Borges afirmou que a Secretaria Municipal de Saúde já está buscando soluções com o hospital para que este problema não afete o atendimento aos pacientes SUS. Oliveira ressaltou ainda que “estamos construindo junto ao Governo Municipal soluções para melhorias do processo de Referência e Contra Referência com base em protocolos definidos sobre Vaga Zero. Retomaremos o quanto antes os encaminhamentos pela CRV do município”, concluiu em nota.
Para o vereador, este problema ocorre por que muitas doenças ficaram reprimidas por conta da Covid-19 e os casos graves que necessitam de internação, como acidente vascular cerebral (AVC), infarto e outros, acabaram sobrecarregando também o sistema de saúde pública, além dos casos de pessoas com Covid-19.