05 DE NOVEMBRO DE 2021
André Bandeira (PSDB) questiona o Executivo, por meio de requerimento, onde se encontra a destinação para o Centro de Referência do Autismo de Piracicaba no orçamento
O vereador André Bandeira (PSDB) quer informações do Executivo sobre a destinação de recursos no PPA (Plano Plurianual), LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) e LOA (Lei Orçamentária Anual) para a implantação do Centro de Referência do Autismo em Piracicaba, por meio do requerimento 962/2021, aprovado durante a 42ª reunião ordinária, realizada nesta quinta-feira (4).
O parlamentar afirma que na última audiência pública realizada na Câmara sobre o detalhamento da LOA referente ao exercício financeiro de 2022, o secretário de Saúde, Filemon Silvano, disse que a gestão atual será a primeira que fará algo na saúde pelo autismo. Ele exibiu um vídeo com a fala do secretário "Ocorre que até o presente momento, o grupo de mães não teve resposta sobre esse tema e também em pesquisa aos anexos do PPA, da LDO e da LOA não encontramos nada relacionado com a palavra autismo, autista, transtorno do espectro autista, entre outras", afirma Bandeira no documento.
O vereador questiona onde se encontra a destinação para este centro no quadro de detalhamento de despesas do PPA, da LDO e da LOA, solicita a informação do órgão, a unidade orçamentária, a codificação, a fonte, o valor a ser investido em cada ano e pede também para o Executivo detalhar o projeto de criação do Centro de Referência do Autismo, o que pretende fazer, como pretende fazer e qualquer outra informação sobre o tema.
APARTE - O vereador Pedro Kawai (PSDB) afirmou que houve investimentos para o autismo nos últimos anos. "Se olharmos nos últimos anos, os investimentos e aportes no Auma |(Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Piracicaba) e no Centro de Reabilitação, em convênios e parcerias, além de outras entidades que atendem pessoas com deficiência, nós tivemos sim um olhar para o autismo, de atendimento para esse segmento", concluiu.
Confira a fala completa dos vereadores no vídeo anexo.