29 DE AGOSTO DE 2019
Autorização para que o município celebre convênio com o governo do estado aconteceu na noite desta quinta-feira (29)
Verba de R$ 500 mil garante construção de base da PM na Pauliceia
O projeto de lei 126/2019, de autoria do Executivo, que solicita autorização da Câmara para o município celebrar convênio com governo de São Paulo a fim de receber recursos destinados à implantação de base da Polícia Militar em Piracicaba foi votado, por unanimidade do plenário, nesta quinta-feira (29), na 46ª reunião ordinária.
Depois de firmado, o convênio viabilizará o repasse de R$ 500 mil, fruto de emenda parlamentar do deputado estadual Roberto Morais (CID), para a implantação da base da 1ª Companhia da Polícia Militar, na região do bairro Pauliceia.
Além desta, outras 22 proposituras foram analisadas, sendo dez moções e sete requerimentos em discussão única, três projetos de lei em primeira discussão e outros três em segunda.
A maioria das proposituras foram aprovadas, com exceção da retirada das moções 148 e 152/2019, ambas de autoria do vereador Marcos Abdala (REP).
Na aprovação da moção 151/2019, do vereador Pedro Kawai (PSDB), o plenário garantiu manifestação de apoio à aprovação da PEC (proposta de emenda à Constituição) 15/2015, que busca tornar permanente o Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação) e promover aumento da contribuição da União a ele.
A vereadora Adriana Cristina Sgrigneiro Nunes, a Coronel Adriana (CID), assegurou aprovação de pedido ao Executivo estadual, por meio da moção de apelo 150/2019, para que sejam contratados agentes de escolta e vigilância penitenciária para a região do CPI-9 (Comando de Policiamento do Interior) e do 10º BPMI (Batalhão de Polícia Militar do Interior), desonerando a Polícia Militar do serviço de escoltas de presos em Piracicaba e região.
No uso da tribuna popular, Márcia Regina Migliorato Saad falou sobre a contribuição da biblioteca da Esalq ao projeto "Brasil: esperança alimentar do futuro".
No expediente da reunião ordinária, a vereadora Nancy Thame (PSDB) entregou a moção de aplausos 122/2019 à Marcelo Machado Leão, doutor em ciências agrárias, pelo desenvolvimento de tecnologias ambientalmente positivas e de sistemas e processos de otimização ambiental e gestão da arborização urbana.
Os vereadores José Aparecido Longatto (PSDB), Marcos Abdala (REP), Trevisan Jr. (PL), Lair Braga (SD), Nancy Thame (PSDB) e Osvaldo Schiavolin, o Tozão (PSDB) ocuparam a tribuna da Câmara, por 10 minutos regimentais a que cada parlamentar tem para assuntos diversos.
Nos cinco minutos regimentais, na condição de líder partidário, se manifestaram os vereadores: Capitão Gomes (PP), Paulo Campos (PSD) e Coronel Adriana (CID).
Em caráter de urgência, o plenário também acatou, por unanimidade, o teor de duas moções: 155/2019, de autoria do vereador Trevisan Jr. (PL) e do vereador Maestro Jonson (PSDB), na 156/2019.
O ítalo-brasileiro, Fausto Longo, deputado na Itália, ocupou a tribuna da Câmara, por cinco minutos para registrar a sua satisfação em retornar a Piracicaba. E, discorreu um pouco sobre o processo democrático italiano, na valorização das instituições. Além de considerar a importância da defesa ambiental no Brasil.
O vereador Wagner Alexandre Oliveira, o Wagnão (PHS) concedeu entrevista, ao vivo, no programa Primeiro Tempo, da TV Câmara, canal 8 da Net, que semanalmente acontece das 19h15 às 19h30, às segundas e quintas-feiras, minutos antes das reuniões ordinárias.
Na oportunidade, o parlamentar foi entrevistado pelo jornalista Martim Vieira, com foco em diferentes ações de gabinete, com foco na questão da saúde pública, saneamento básico e sobre o crescimento de loteamentos clandestinos na cidade, além de abordagem de caráter macro econômico e social, frente às proximidades do pleito eleitoral do ano que vem onde a população retorna às urnas para escolha de novos prefeitos e vereadores.
Os trabalhos dos vereadores podem ser acompanhados a partir das 19h30 pela TV Câmara (que conta com tradução simultânea em Libras) nos canais 8 da Net, 9 da Vivo Fibra e 60.4 em sinal digital, pelo site www.camarapiracicaba.sp.gov.br/tv, por meio dos canais oficiais do Legislativo no Facebook e no Youtube e pela rádio Câmara Web. A transmissão pela rádio Educativa FM tem início às 20h.
A população também pode acompanhar a reunião ordinária na galeria do plenário "Francisco Antonio Coelho". A entrada é por ordem de chegada, sendo necessário se apresentar na recepção do prédio principal da Câmara (rua Alferes José Caetano, 834, Centro, com entrada acessível). O espaço conta com vaga reservada para cadeirantes.