14 DE ABRIL DE 2023
Rai de Almeida apresentou ao Ministro da Educação, em reunião em Brasília, proposta para tornar campus Taquaral da Unimep uma universidade federal
Rai de Almeida em discurso na tribuna durante a 19ª Reunião Ordinária, realizada nesta quinta (13)
Em discurso na tribuna na noite desta quinta-feira (19) a vereadora Rai de Almeida relatou aos presentes uma reunião que participou nesta semana, em Brasília, com o Ministro da Educação Camilo Santana.
"A pauta foi a instalação de uma universidade federal aqui em Piracicaba onde está, hoje, o campus Taquaral, que era da Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba), que infelizmente está numa situação de reparação judicial. E o Taquaral, aquele patrimônio, está reservado ao pagamento de dívida fiscal. E quando nós tratamos isso com o Ministro, ele de pronto disse que este é um projeto que precisa ser levado a efeito, e já pediu análises para ver a quantas anda essa negociação entre a Unimep e o Governo Federal para o pagamento da dívida fiscal", disse a vereadora.
Segundo a parlamentar, em Brasília, além da reunião com o Ministro, ela também participou do Fórum Nacional de Organismos de Políticas Públicas para as Mulheres, "um seminário chamado pela ministra Cida Gonçalves para discutir organizações que tratam sobre políticas públicas para as mulheres nos estados e nos municípios, bem como políticas que o governo Federal, por meio do Ministério da Mulher, deve adotar para que nós tenhamos uma política de Estado voltada para a questão das mulheres", explicou.
Rai de Almeida também destacou em seu discurso reuniões realizadas na cidade junto a representantes do poder público, entidades da sociedade civil e demais interessados para tratar da elaboração de um Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas, que busca fomentar e estimular a cultura leitora da cidade.
"Este projeto está sendo construído a várias mãos, inclusive com a participação da secretaria da Educação. Nós precisamos de ações dessa natureza para combateremos também a violência que tem tomado conta das nossas escolas. A violência não será combatida com armas dentro das escolas, nós vamos combater a violência com leitura, com teatro, com música, com livros, com literatura. É este o plano que nós precisamos fazer", analisou a parlamentar.
O discurso completo de Rai de Almeida pode ser revisto no início deste texto.