10 DE OUTUBRO DE 2023
Secretaria de Saúde é questionada sobre disponibilidade de transporte para pacientes do SUS
Propositura é de autoria do vereador Paulo Campos (Podemos)
Informações ao Chefe do Executivo, através da Secretaria da Saúde, sobre a condição do transporte disponibilizado aos pacientes que fazem tratamento pelo SUS em outras localidades são solicitadas no requerimento 877/2023, de autoria do vereador Paulo Campos (Podemos). A propositura foi aprovada na reunião ordinária desta segunda-feira (9).
Paulo Campos informou que vem recebendo relatos de pacientes que estão em tratamento médico em outras localidades e que frequentemente enfrentam a necessidade de reagendar suas consultas e atendimentos em cidades vizinhas devido à falta de transporte oferecido pela municipalidade.
Além disso, Paulo Campos afirmou não é incomum que os pacientes percam suas consultas e tratamentos, uma vez que são informados, muitas vezes no mesmo dia, de que o veículo que os transportaria "quebrou".
O vereador ressaltou que a falta de transporte tem sérias consequências para a saúde dos pacientes, incluindo a perda de vagas e a interrupção de tratamentos em centros especializados.
No requerimento, o vereador busca esclarecimentos sobre a falta de transporte por parte da municipalidade, que tem levado frequentemente à necessidade de reagendar consultas e tratamentos em cidades vizinhas. Além disso, ele questiona se o Secretário de Saúde está ciente de casos em que pacientes perderam consultas devido a veículos quebrados no mesmo dia.
Outra preocupação levantada é a possibilidade de descontinuidade do tratamento dos pacientes devido a essas faltas. O vereador também busca informações sobre a disponibilidade de veículos para o transporte de pacientes, se esses veículos são exclusivamente destinados a essa finalidade e qual é o estado de conservação dos automóveis.
Por fim, ele questiona se há projetos em andamento para melhorar o transporte público dos pacientes atendidos em outras localidades.
Na declaração de voto, após a votação do requerimento, Paulo Campos relatou que, em alguns casos, os pacientes conseguem fazer um planejamento antecipado e recorrem aos seus próprios veículos ou até mesmo aos serviços como o Uber para se deslocarem fora da cidade. “Então, acho que é importante que seja levada essa demanda ao secretário Municipal de Saúde para haver um planejamento”, afirmou.