19 DE SETEMBRO DE 2018
Iniciativa do vereador André Bandeira (PSDB), reunião prestou homenagens a personalidades de destaque na cidade
Solenidade ocorreu na noite desta quarta-feira (19) no Salão Nobre Helly de Campos Melges
A reunião solene da noite desta quarta-feira (19), na Câmara de Vereadores de Piracicaba, homenageou personalidades de destaque da cidade no esporte e enalteceu a prática de atividades física para o bem-estar da população. “É uma questão de qualidade de vida”, disse o vereador André Bandeira (PSDB), autor do evento em comemoração ao Dia do Profissional de Educação Física, Dia do Panathleta e Prêmio Rocha Netto de Esporte.
O parlamentar elogiou o trabalho da Prefeitura de Piracicaba no setor, destacando a gestão à frente da Selam (Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras). “Acompanho a administração e ela tem feito diferença na cidade, e isso retorna na qualidade de vida e até mesmo na própria segurança pública do nosso dia-a-dia”, disse.
Representando o prefeito Barjas Negri (PSDB), o secretário municipal Pedro Mello (Selam) destacou que a cidade é uma das poucas que disponibilizam no Orçamento Municipal mais de 1% na elaboração de políticas públicas voltadas ao esporte.
“Isso faz com que o esporte de Piracicaba seja bastante competitivo, porque a cidade é referência no Estado”, disse. Pedro Mello destaca que é importante a prática esportiva ser incentivada em outras esferas de governo também. “Espero que a gente continue nesta luta em transformar o esporte em uma obrigação do Estado e da Federação”, definiu.
Dentre os profissionais de educação física, foram homenageados Roberto Stocco (Orientador de Exercícios Físicos – Fitness); Renata Pereira de Lacerda (Educação Física Escolar); Isael Marin (Orientador de Exercícios Físicos – Idosos); Ana Maria Flores (Orientadora de Exercícios Físicos – Ginástica Adaptada); Ailton Amauri Vieira (Treinamento Esportivo); Rosana de Almeida e Ferreira (Recreadora em Atividades Físicas); Nathália Aparecida de Almeida (Pesquisa em Educação Física e Esportes); Cíntia Elaine Bortoto Gírio, representando o Sesc Piracicaba (Entidades que promovem a profissão e/ou o profissional de Educação Física); Nelson Leme da Silva Júnior (Gestor em Educação Física e Esportes); e a empresa Raízen (Empresas de Incentivo e Apoio à Educação Física e Esportes).
O Conselho de Educação Física da 4a Região/São Paulo entregou, na oportunidade, medalhas de méritos a João Francisco Rodrigues de Godoy, o Johnny, conselheiro do Cref4-SP e ex-secretário municipal de Esportes, Lazer e Atividades Motoras; a roberto Cangiani Andreatto, delegado do Cref4-SP; a Paulo Fernando Moraes, delegado do Cref4-SP; e as comendas de benemérito a Fausto Sylvestre da Rocha, ex-vereador e autor do decreto legislativo que instituiu o Dia Municipal do profissional de Educação Física, em 2006; a Pedro Mello, secretário municipal de Esportes, Lazer e Atividades Motoras e conselheiro do Conselho Nacional de Esportes; e ao vereador André Bandeira (PSDB), autor da propositura do Dia do Profissional de Educação Física desde 2009.
Já nas homenagens ao Panthleta, foram agraciados Gustavo Gozzo, da equipe de canoagem Ascapi/Selam (Destaque como Técnico); Maria Rosana da Silva Reis (Destaque Formação Esportiva); Humberto Aparecido Panzetti (Destaque Dirigente Esportivo); João Pedro Faustino (Destaque Atleta Revelação); Edivaldo Vinciguerra (Atleta Destaque no Paradesporto); Equipe de Futsal Feminino Sub-20 Esporte Clube Rezende/Polibrasil/Selam (Destaque nos Jogos Regionais e Abertos do Interior); Neusa Aparecida de Moraes (Destaque Atleta Master); Pedro Roberto Pereira de Souza, presidente do Distrito Brasil do Panathlon Internacional (Fair Play); Ricardo Alexandre de Pádua, líder comunitário do Bosques do Lenheiro (Destaque nos Jogos Comunitários); e Joilson da Silva Ferreira, o Jabá, campeão da ultramaratona do Alaska (Atleta Individual).
Receberam as homenagens Prêmio Rocha Netto, Arnaldo Poffo Garcia, o Peixinho, e a professora Marlene de Lima. Também foi realizada uma homenagem póstuma a Gustavo Jacques Dias Alvim, falecido em agosto, e que foi presidente do Panathlon Club Piracicaba.
Escolhido como orador dos homenageados, Nelson Leme da Silva Júnior fez um apanhando da história do esporte no Brasil, que remonta a 1910 quando a Polícia Militar do Estado de São Paulo fundou a primeira instituição para o fomento da atividade física no País.
“Não quero aqui apresentar conceitos ou mensagens neste recorte, somente para que a gente faça justiça à educação física e às pessoas que contribuíram para o desenvolvimento desta profissão”, destacou Silva Jr.