02 DE OUTUBRO DE 2018
Promovida por André Bandeira, cerimônia prestou reconhecimento a onze pessoas de destaque na área, além de duas homenagens póstumas.
Solenidade pelo Dia Municipal do Idoso lotou o salão nobre da Câmara
Grupos da terceira idade de toda a cidade lotaram o salão nobre da Câmara, na tarde desta terça-feira (2), para a solenidade em comemoração do "Dia Municipal do Idoso". Promovida pelo vereador André Bandeira (PSDB), a cerimônia prestou reconhecimento a onze pessoas de destaque na área, além de duas homenagens póstumas.
"Poucas foram as vezes que vi este salão nobre tão cheio e com um público com uma energia tão gostosa como o que temos aqui hoje", disse o autor da solenidade, que enfatizou a importância de se envelhecer "com qualidade de vida" e de participar ativamente da sociedade, como é a proposta dos grupos da terceira idade.
O vereador defendeu a necessidade de "educação e respeito ao próximo". "A cidadania constitui de ações simples, que infelizmente têm faltado, como andar de ônibus e ceder o lugar para a pessoa de mais idade que está de pé e ter respeito às vagas de estacionamento reservada para idosos e pessoas com deficiência, as quais não são privilégio, mas necessidade", refletiu André Bandeira, lembrando que políticas públicas voltadas a essa parcela da população "sempre podem melhorar". "E este é o nosso papel, de cobrar para que isso aconteça."
A secretária municipal de Desenvolvimento Social, Eliete Nunes ––que, junto com o titular da pasta de Administração, Erotides Gil, representou o Executivo na solenidade––, afirmou que as pessoas acima de 60 anos, que hoje representam "uma grande parcela" da sociedade em Piracicaba, serão um terço da população local em 2050, segundo projeções do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Ela também destacou os avanços trazidos com o Estatuto do Idoso, que "veio garantir e tornar exequíveis os direitos previstos na Constituição".
Falando em nome dos homenageados, Oscar Delfini, do Grupo Unimed Melhor Idade/Medicina Preventiva, agradeceu a Deus a oportunidade de celebrar a data. Além dele, foram homenageadas em razão do "Dia Municipal do Idoso" outras dez pessoas: Maria de Lourdes Campagnol, pela Associação dos Aposentados e Pensionistas de Piracicaba e Região Eclética; Emílio Ferreira Franco, pelo Lar dos Velhinhos; Antônio Cergio Amancio de Oliveira, pelo Lar Betel; Alzira Schiavolin, pela AGTIP (Associação dos Grupos da Terceira Idade de Piracicaba); Maria Bárbara de Aguiar Buzetto, pelo Grupo da Terceira Idade da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Atividades Motoras; Dorival Soares, pelo Grupo da Terceira Idade do Sesc (Serviço Social do Comércio); Antonio Luciano Perdiza, pelo Grupo da Terceira Idade Viva Melhor; Maria Anna Markluf, pelo Grupo da Terceira Idade da Santa Casa; Antonia de Almeida Fazolin, pela Casa de Amparo aos Idosos Cantinho da Vovó Sônia; e Nelson Ladeira, indicado pelo Conselho Municipal do Idoso. Receberam homenagem póstuma Felício Latanze e João Caetano Fonseca. O ex-jogador e técnico de futebol Milton Buzzeto, que morreu no mês passado e era marido de Maria Bárbara de Aguiar Buzetto, também foi lembrado na solenidade.
Apresentações musicais de Celise Machado e Silva e de alunos do pré-2 da Escola de Educação Infantil Nosso Ninho completaram as homenagens aos idosos. A solenidade contou com a presença do vereador Pedro Kawai (PSDB); do segundo sargento Marcos Gabriel de Farias, da Polícia Militar; do primeiro tenente Júlio Fagundes, delegado do Serviço Militar; do subtenente Luiz Fernando Barbosa, chefe de instrução do Tiro de Guerra; do vice-presidente do Conselho Municipal do Idoso, Clóvis Misawa; do presidente da Associação dos Aposentados e Pensionistas de Piracicaba e Região Eclética, João Carlos da Silva; e do vice-presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Piracicaba, Antonio Pedro Carvalho.