13 DE NOVEMBRO DE 2018
Em comemoração ao Dia Municipal do Combate a Diabetes, o vereador Pedro Kawai (PSDB) homenageou profissionais da área e organizou ciclo de palestras
Solene aconteceu na manhã desta terça-feira (13), no salão nobre “Prof. Prof. Helly de Campos Melges” da Câmara
Iniciativa do vereador Pedro Kawai (PSDB), a Câmara de Vereadores abriu as portas para a reunião solene “Dia Municipal do Combate ao Diabetes” e um ciclo de palestras, que fazem partes das comemorações anuais do 14 de novembro. A solenidade ocorreu na manhã desta terça-feira (13), no salão nobre “Prof. Prof. Helly de Campos Melges”.
A comemoração foi criada na Câmara, conforme o Decreto Legislativo 27/2017, de autoria de Pedro Kawai, no qual conta com a colaboração do grupo de apoio aos portadores de diabetes “Amigos do Diabetes de Piracicaba” e demais instituições.
A composição da mesa de honra foi ocupada pelo autor da solenidade, Pedro Kawai; pelo representante do prefeito Barjas Negri (PSDB), secretário de Saúde, Pedro Mello; a delegada da Seccional Piracicaba do Conselho Regional de Farmácia, Claudia Carias; a farmacêutica do grupo Amigos dos Diabetes, Jussara Cristiane Bueno; um dos palestrantes e endocrinologista, Valdinei Garcia; a secretária do Lions Clube de Piracicaba – Leste, Sylvana Zein; o gerente de assuntos governamentais da Novo Nordisk, Júlio César Geraldo, e o diretor e professor da ETEC Fernando Febeliano da Costa, Klauber José Marcelli.
A delegada Claudia Farias agradeceu a oportunidade de participar do evento e comentou que muitos profissionais da área de saúde estão reunidos para aprimorar o conhecimento em prol do tratamento contra os diabetes, e garantiu que é tratado com muito mais sucesso quando envolve a equipe multidisciplinar.
Claudia divulgou a campanha “Diabetes não tem cara, faça o teste”, realizada pela primeira vez pelo CFF (Conselho Federal de Farmácia), com a apoio da Sociedade Brasileira de Diabetes. O objetivo é fazer o rastreamento nacional dos casos suspeitos de diabetes. “Segundo a Federação Internacional de Diabetes, mais de 5,7 milhões de brasileiros tem diabetes e não sabem e outros 14 milhões correm o risco de desenvolver”, informou.
A campanha será realizada entre os dias 14 a 30 de novembro, com a participação de mais de 400 farmácias pelo país.
A farmacêutica Jussara Bueno relembrou a importância do "Novembro Azul", sendo o quarto ano do evento e segunda edição com profissionais da área de saúde. Ressaltou sobre o grupo Amigos dos Diabetes ainda não ser uma associação instituída, "mas que será em breve", prevê. Ela apontou a ligação que o grupo tem com a Federação Internacional de Diabetes que traz esse ano o tema “Família e Diabetes”, para conscientizar famílias e atualizações profissionais com um propósito: educar, apoiar e transformar.
Sylvana Zen falou em nome da Lions Clube, entidade com 50 anos, que desde o início trabalha com comunidades na detecção, prevenção e orientação aos diabetes.
O vereador Pedro Kawai saudou os homenageados, relatando que são ações como estas que são fundamentais para trabalhar na prevenção e orientação, mas que “sem a parceria da Prefeitura não seria possível passar este conhecimento à população”.
“Sabemos o quanto é difícil conscientizar, se trabalharmos cada vez mais e trazer esta cocientização para a população, iria melhorar a saúde do país. As doenças, quando diagnosticadas cedo, tem tratamento melhor e um resultado mais rápido. É por isso que estamos aqui hoje, unindo forças, trazendo conhecimento e reconhecendo os profissionais que trabalham e se dedicam para a saúde da população”, esclareceu o parlamentar.
O secretário de Saúde, Pedro Mello, disse "sentir-se privilegiado" e enalteceu profissionais da área de saúde. “Falar em diabetes é algo preocupante, é uma doença que vem aumentando, além de ser extremamente cara de se tratar”, disse Mello. Ele também agradeceu pela ajuda da Câmara ao pagar os hospitais no ano passado.
A solenidade contou com o médico endocrinologista, Valdinei Garcia, que apresentou a palestra "Introdução e acompanhamento de Insulinoterapia – Um desafio para profissionais do SUS (Sistema Único de Saúde)”, no qual abordou tempo de diagnóstico, tratamento prévio, doenças associadas, doença renal, hepática e cardíaca, realidade alimentar, controle e monitoramento glicêmico, hipoglicemia, medicações e que fatores envolvem no tratamento de diabetes.
O palestrante e biomédico Ricardo Martins abordou o tema “Automonitorização glicêmica: prescrição e acompanhamento de gráficos: uma realidade no SUS”. Ele comentou sobre o medidor de glicemia, gerenciamento de diabetes e monitorização.
Para finalizar, a coordenadora de assistência farmacêutica, Ana Raquel Castro, apresentou o programa de cuidados farmacêuticos na automonitorização glicêmica aos portadores de diabetes de Piracicaba, com o objetivo de obter resultados fidedignos dos testes glicêmicos, através da transferência computadorizada e que logo estará nas farmácias.
O projeto foi implantado em junho de 2017 e iniciou como um piloto nas farmácias Crab da Vila Sônia e Jaraguá.
O evento foi transmitido ao vivo pela TV Câmara no canal 8 da Net, TV Digital canal 60.4, Vivo Fibra canal 9 e pelas páginas da Câmara no Facebook e Youtube, e pelo site www.camarapiracicaba.sp.gov.br.