PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 26 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

28 DE FEVEREIRO DE 2011

Saúde lança campanha de prevenção às DST/AIDS para carnaval 2011


O médico do Centro de Doenças Infecto Contagiosas (CEDIC), Moisés Taglieta, ocupou parte do expediente da reunião ordinária desta segunda-feira (28/02), para divulg (...)



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Gustavo Annunciato - MTB 58.557 (1 de 2) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Gustavo Annunciato - MTB 58.557 (2 de 2) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Gustavo Annunciato - MTB 58.557 Salvar imagem em alta resolução


O médico do Centro de Doenças Infecto Contagiosas (CEDIC), Moisés Taglieta, ocupou parte do expediente da reunião ordinária desta segunda-feira (28/02), para divulgar a Campanha de Prevenção às DST/AIDS no carnaval 2011 e falou da importância da divulgação da campanha.

Ele alertou que muitas pessoas transmitem a doença de forma inconsciente, pois não sabem que são portadores de DSTs ou do vírus HIV. “Também temos grande preocupação com a dengue, hepatites virais e o uso e abuso de álcool e drogas, fatores que aumentam o número de atendimentos nos Prontos Socorros”, disse o médico.

Taglieta comentou que a situação em Piracicaba é preocupante, pois o número de jovens contaminados est5á subindo e a maioria dos infectados são mulheres.  Ele alertou que as gestantes que são portadoras do vírus HIV devem fazer o pré-natal, tomar os medicamentos indicado e não amamentar, medidas que podem evitar que o bebe seja contaminado.

Segundo o coordenador, o carnaval é um dos focos das ações educativas do Cedic em Piracicaba. Durante as festas serão distribuídos preservativos e informativos sobre os riscos e os métodos de prevenção.

Durante a conversa Moisés Taglieta, disse que o número de casos de portadores do vírus HIV é bem maior do que os registrados no Cedic e que muitas pessoas optam por doar sangue para fazerem o teste sem que saibam que faz parte do grupo de risco.

Ao final o médico fez um alerta à população, que a melhor forma de combater o vírus HIV é a prevenção e que hoje a AIDS não é mais doença de viciados, prostitutas e homossexuais como muitos pensam, em Piracicaba a maior parte dos casos são de relações heterossexuais.

 


Patrícia Sant’Ana Amancio _ MTb: 24.154
Foto: Gustavo Annunciato _ MTb: 58.557



Texto:  Patrícia Moraes Sant'Ana - MTB 24.154


Câmara Saúde

Notícias relacionadas