PIRACICABA, QUARTA-FEIRA, 24 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

28 DE FEVEREIRO DE 2020

Salvamento de idosa engasgada motiva moção de aplausos


Vereador Pedro Kawai é autor da propositura 28/2020



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Propositura foi aprovada na noite desta quinta-feira (27), na 7ª reunião ordinária



O cabo Anderson Carlos Montebelo de Lima, soldado Raphael André Sanches de Mello da Polícia Militar de Piracicaba e integrantes do SAMU (Serviço de Atendimento Médico), serão homenageados pelo vereador Pedro Kawai (PSDB), pela ocorrência de salvamento com a manobra Heimlich de uma idosa de 72 anos, dona Idair, no dia 15 de fevereiro de 2020.

A moção de aplausos 28/2020 foi aprovada na noite desta quinta-feira (27), na 7ª reunião ordinária.

O parlamentar pediu que cópias da propositura fossem encaminhadas ao Tenente Coronel PM Rodrigo Eval Arena, comandante do 10º BPMI, Capitão PM Emanuel Rodrigues de Oliveira, comandante da 4ª Cia,  Flávia de Sá Molina, coordenadora geral do SAMU, Sérgio Henrique Rezende Peçanha, médico encarregado do SAMU, Viatura A 05, Carlos Wagner Gonçalves, condutor do SAMU, e Edgar de Freitas, enfermeiro do SAMU.

 

A MANOBRA - De acordo com o site da prefeitura de São Paulo, a manobra Heimlich é classificada como o melhor método pré-hospitalar de desobstrução das vias aéreas superiores por corpo estranho. É uma técnica de primeiros socorros utilizada em casos asfixia, provocada por um pedaço de comida ou qualquer tipo de corpo estranho que fique entalado nas vias respiratórias. Assim a vítima fica impedida de respirar.

Na prática, o procedimento induz o paciente a uma tosse artificial, que expele corpo estranho e assim desobstrui a traqueia da vítima. E, as vítimas precisam de procedimentos diferentes. A seguir separamos pelo tipo de vítima e listamos o passo a passo.

 

SALVAMENTO - No texto da moção, Kawai conta que o Cabo PM Montebelo e o Soldado PM Sanches, por volta das 18h30 do dia 15 de fevereiro do ano de 2020, junto a equipe da RPM (Rádio Patrulhamento com Motocicleta) encontrava-se apoiando outra viatura nas proximidades da avenida Carlos Botelho.

“Em dado momento, foi irradiado à rede via COPOM, se havia alguma viatura próxima ao bairro Nova América, mais precisamente, pela rua Santa Catarina nº 207; que no local havia uma senhora que estava engasgada e precisava de socorro imediato. Prontamente se deslocaram com sinais luminosos e sirene ligada para o local, que o trajeto demorou apenas 2 minutos”, contou Kawai.

Chegando no local, como relembra o parlamentar, se depararam com neto e filhas da idosa, aguardando no abrigo da residência a chegada do socorro. Os mesmos informavam que a vítima estava engasgada com alimento. Ao adentrar à casa, o CB PM Montebelo retirou os equipamentos, e foi ao encontro de dona Idanir que estava na sala, “sobre o sofá praticamente desfalecida”.

“Foi quando passou a fazer a manobra de Heimlich. Fez a primeira vez e não obteve sucesso, ao fazê-la novamente, percebeu que a idosa passou a respirar vagarosamente. Já restabelecida, os colegas do SAMU chegaram e observaram os sinais vitais e estado geral de dona Idanir. Tendo conduzido a vítima até o Hospital Unimed para uma melhor avaliação e observação”, disse o vereador.

Após uma hora do fato ocorrer, os policiais foram até o hospital buscando notícias de dona Idanir, e, para surpresa e felicidade deles, ela estava saindo do hospital com a família, já liberada para voltar para casa. “Momento em que foram surpreendidos com o pedido de um abraço e um beijo, pois podia sentir a alegria e a gratidão que ela e a família estavam sentindo”, destacou Kawai.  



Texto:  Ana Caroline Lopes


Legislativo Pedro Kawai

Notícias relacionadas