PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 29 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

22 DE NOVEMBRO DE 2019

Ronaldo Moschini destaca o Dia Mundial da Prematuridade


Referendado no dia 17 de novembro, a data traz reflexão sobre os cuidados para a melhoria da qualidade do pré-natal e baixar os índices de mortalidade infantil



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Ronaldo Moschini destaca o Dia Mundial da Prematuridade






Quinto orador a ocupar a Tribuna da Câmara, na 69ª reunião ordinária, na noite de ontem (21), o vereador Ronaldo Moschini (CID) discorreu sobre o Dia Mundial da Prematuridade (17 de novembro).

Disse que, como médico obstetra, vivencia a prematuridade no dia a dia e recomendou cuidados para a melhoria da qualidade do pré-natal e para baixar os índices de mortalidade infantil no município. Além de propor a criação do Novembro Roxo, com ciclo de palestras sobre a incidência no município e eventos durante todo o mês.

Moschini disse que são 15 milhões de crianças no mundo e 340 mil por ano no Brasil, equivalente a seis prematuros a cada 10 minutos. "Pior marcador de saúde para o município é a prematuridade materno-infantil", relata.

Segundo o parlamentar, a prematuridade também pode ocorrer por falta de vagas nas UTIs neonatais, havendo a necessidade de acompanhamento no pré-natal, que são maiores de 37 a 40 semanas. Recomendou respeito ao protocolo pelos médicos.

Também elencou casos que colaboram para aumentar a prematuridade, como as patologias maternas, a idade da mãe, gestação de múltiplos, hipertensão, entre outros.

A vereadora Coronel Adriana (CID) também reforçou a fala de Ronaldo Moschini ao destacar o papel do médico, em respeito a protocolos que obrigam semanalmente as gestantes a retornarem aos consultórios para acompanhamento da gravidez. 



Texto:  Martim Vieira - MTB 21.939
Imagens de TV:  TV Câmara


Legislativo Ronaldo Moschini

Notícias relacionadas