17 DE AGOSTO DE 2021
Documento, de autoria do vereador Paulo Campos (Podemos), aprovado em regime de urgência, pede informações sobre possível falta de vagas para internações psiquiátricas
Vereador Paulo Campos (Podemos) questiona atendimento no CAPs
O requerimento 771/21, de autoria do vereador Paulo Campos (Podemos), solicita informações ao Executivo, por meio do secretário municipal de Saúde, Filemon Silvano, sobre o atendimento do Caps (Centro de Atenção Psicossocial) em Piracicaba. O documento foi aprovado em regime de urgência durante a 23ª reunião ordinária da Câmara, realizada nesta segunda-feira (16).
Segundo o parlamentar, em visitas realizadas nas UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) e relatos de pacientes e profissionais de saúde foi constatada a falta de vagas para as internações de pacientes psiquiátricos.
Paulo Campos argumenta que, considerando a pandemia de Covid-19 que o mundo vive e a importância de uma estrutura municipal forte e organizada no SUS (Sistema Único de Saúde) para combater a doença, não se pode desamparar os pacientes que sofrem de outras enfermidades.
Por meio do requerimento, o vereador questiona o Executivo se existe o conhecimento do poder público sobre a escassez e a falta estrutura para o paciente que aguarda a liberação; quais serão as providencias tomadas de imediato para liberação das demandas de pacientes em surto; em caso de urgência, quais as medidas que devem ser tomadas; considerando a elevada demanda desse serviço, existe a possibilidade da implantação do mesmo durante 24 horas e por que as vagas são liberadas somente às quartas feiras.