
16 DE ABRIL DE 2021
Alessandra Bellucci questiona se o Poder Público possui algum meio de auxiliar ONGs e protetores independentes com o fornecimento de ração e medicamentos veterinários.
Requerimento é de autoria da vereadora Alessandra Bellucci
O requerimento 398/2021, de autoria da vereadora e protetora dos animais Alessandra Bellucci (Republicanos), pede mais informações ao Executivo sobre a possibilidade de criação de um banco de ração para ajudar organizações não-governamentais e protetores independentes que resgatam animais nas ruas. A propositura foi aprovada nesta quinta-feira (15), na 7ª reunião ordinária.
No texto, a parlamentar ressalta que o abandono de animais domésticos é uma questão estrutural que atinge a maior parte da sociedade, especialmente os centros urbanos, e que o atual contexto de crise sanitária exige a união de forças de Legislativo e Executivo junto com a sociedade para enfrentar essa situação "de forma organizada e consciente".
"Com isso acreditamos ser de relevância a promoção e criação de um banco de ração animal em nossa cidade. Esse banco teria como finalidade receber e armazenar produtos e gêneros alimentícios e medicamentosos para os animais em situação de vulnerabilidade. Seriam beneficiados organizações não-governamentais, protetores independentes, líderes comunitários, entre outras associações", sugere a vereadora.
O banco de ração, segundo Alessandra, seria provido por doações de estabelecimentos comerciais e industriais, pessoas físicas e jurídicas e aquelas obtidas por projetos de patrocínio, bem como de verba pública destinada para essa finalidade, quando houver.
No requerimento, a vereadora questiona se o Poder Público possui algum meio de ajudar ONGs e protetores independentes com o fornecimento de ração e medicamentos veterinários; se, dentro da verba destinada ao atendimento dos animais em vulnerabilidade, é possível destinar um valor para compra de ração e medicamentos veterinários de forma emergencial; quais ações imediatas o Poder Público pode tomar, considerando a necessidade apresentada; e se há interesse do Executivo em enviar à Câmara projeto de lei que crie o banco de ração municipal.
"Hoje esses protetores e ONGs estão desamparados em relação a alimentar os animais. Nada mais justo que tentarmos uma articulação para que recebam ajuda, pois, na pandemia, aumentaram muito a fome e o abandono e hoje não tem um órgão que consiga ajudar a todos esses animais. Essa ração é para os animais de rua, que são resgatados por entidades que cuidam daqueles que a Prefeitura não consegue", disse Alessandra, ao discutir o requerimento, durante a reunião extraordinária.
O vereador Pedro Kawai (PSDB) elogiou a iniciativa da parlamentar. "A causa animal precisava ter um olhar de alguém que a entende."