PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 25 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

28 DE FEVEREIRO DE 2020

Requerimento cobra explicação da Prefeitura sobre ações no Carnaval


Medidas limitaram em 3 mil o número de pessoas que puderam ter acesso ao entorno do Largo dos Pescadores, além de restringirem o tráfego de veículos em ruas próximas.



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Requerimento de Trevisan foi aprovado em regime de urgência nesta quinta-feira






Os acontecimentos na região da rua do Porto durante o Carnaval levaram a Câmara de Vereadores de Piracicaba a aprovar, em regime de urgência, requerimento de Laércio Trevisan Jr. (PL) com questionamentos sobre as ações adotadas pelo Executivo no evento.

As medidas, respaldadas pela Polícia Militar, limitaram em 3 mil o número de pessoas que puderam ter acesso ao entorno do Largo dos Pescadores, além de restringirem o tráfego de veículos em ruas próximas após as 16h nos dias de folia.

Comerciantes relataram prejuízos com o baixo movimento e parte do público que não pôde entrar na área restrita acabou envolvendo-se em confusão, dispersada por policiais militares e guardas civis municipais.

O assunto dominou as discussões em plenário durante a 7ª reunião ordinária, nesta quinta-feira (27). Os vereadores Adriana Cristina Sgrigneiro Nunes, a Coronel Adriana (CID), Lair Braga (SD), Gilmar Rotta (MDB), Carlos Gomes da Silva, o Capitão Gomes (PP), Nancy Thame (PSDB) e Pedro Kawai (PSDB) manifestaram-se em apoio ao requerimento de Trevisan e com questionamentos quanto à eficácia das decisões tomadas pelos responsáveis pelo evento.

A propositura pergunta quem são os membros da comissão organizadora, de quem partiu a decisão de realizar o Carnaval no Largo dos Pescadores e se houve ordem judicial limitando em 3 mil o número de pessoas que poderiam ter acesso à área restrita da festa.

Trevisan quer saber quem determinou a logística do evento e a quantidade de seguranças particulares, guardas civis municipais, policiais militares e agentes de trânsito que trabalhariam na ocasião. Ele pede que lhe seja apresentada ata das reuniões da comissão organizadora em que tenham sido discutidos esses assuntos.

Com dez perguntas, o requerimento 174/2020 segue com o questionamento sobre o valor total gasto pela Prefeitura no Carnaval deste ano, exigindo detalhes quanto aos investimentos em infraestrutura e serviços contratados com terceiros, com cópias dos contratos firmados com cada prestador de serviços.

Trevisan indaga por que o Engenho Central não foi o escolhido para sediar o evento do Largo dos Pescadores, se houve ordem por parte da Prefeitura para ser feita a dispersão às 22h "mesmo para o público que não estava na área da festa" e se moradores e comerciantes foram avisados das ruas que seriam fechadas e dos horários de entrada e saída da região delimitada.

O vereador critica a falta de maior divulgação sobre as restrições que ocorreriam no local, pergunta quantas ambulâncias estavam disponíveis no evento e pede que sejam relacionados os danos em patrimônios públicos e particulares registrados pela Polícia Militar e pela Guarda Civil Municipal no entorno do Largo dos Pescadores, da Rua do Porto e do Engenho Central durante o Carnaval.



Texto:  Ricardo Vasques - MTB 49.918
Imagens de TV:  TV Câmara


Legislativo Laércio Trevisan Jr

Notícias relacionadas