
02 DE MAIO DE 2019
Projeto de lei 65/2019 é de autoria do vereador Pedro Kawai e foi protocolado na Câmara no último dia 23.
Piracicaba poderá oferecer sociologia aos alunos do ensino fundamental
Contrapondo ao que pretende o governo federal, do presidente Jair Bolsonaro (PSL), em reduzir verbas para cursos de ciências humanas, em Piracicaba o vereador Pedro Kawai (PSDB) quer incluir a disciplina de sociologia na grade curricular do 8º ano do Ensino Fundamental das escolas municipais. O projeto de lei 65/2019, de autoria do parlamentar, foi protocolado na Câmara no último dia 23 e segue para análise das comissões permanentes antes de ir a plenário para discussão e votação.
Na defesa do projeto, Kawai considera que a sociologia auxilia o estudante a compreender melhor a si mesmo e a sociedade em que habita, prepara-o para o exercício consciente da cidadania, faz com que conheça a realidade social para a ação nesta mesma realidade, forma a capacidade interpretativa e dialógica e ensina a compreender e estabelecer as relações causais entre fenômenos sociais e desenvolve a capacidade de executar tarefas dentro de uma concepção coletiva.
Pelo projeto, a disciplina teria carga mínima de 50 minutos por semana e obedece aos procedimentos legais federais e estaduais. A Diretoria Regional de Ensino também poderá participar deste processo, com o objetivo de viabilizar a execução da lei, celebrando acordos, convênios e parcerias com entidades públicas ou privadas.
Ainda na defesa do projeto, o vereador avalia que a sociologia é a ciência que se debruça sobre a sociedade e todas suas ramificações, componentes e integrantes. Ela se dedica a compreender as formas de interação que tem uns com os outros, as organizações e os fenômenos sociais, observados na realidade dos indivíduos.
“Ao estudar sociologia, encara-se a realidade por ângulos que não são habituados a enxergar. Como seres humanos e indivíduos, estamos acostumados a levar em afeição apenas o que está em contato direto”, observou o parlamentar na justificativa do projeto.
Ele avalia também que a realidade não é apenas formada por experiências particulares, mas também pela interação com os demais integrantes da sociedade. “A realidade é parte de uma construção a partir de um todo muito maior”, avalia Kawai, ao salientar que a sociologia desenvolve o espírito de cooperação, incentiva a responsabilidade e o cuidado com o mundo de forma consciente.
Kawai acrescenta que para pré-adolescentes, a sociologia se faz necessária para compreender perspectivas e vontades distintas. “Ensina a conviver no mesmo espaço, já que é neste período de transformações físicas e psicológicas onde surgem questionamentos e conflitos”, diz.
LEIA MAIS: Bolsonaro defende redução de verbas para sociologia e filosofia