PIRACICABA, QUARTA-FEIRA, 24 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

08 DE ABRIL DE 2019

Projeto que institui Dia da Conscientização sobre Vitiligo é aprovado


Foi aprovado nesta segunda feira (8), na 18ª reunião ordinária, o projeto de lei 329/2018



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

André Bandeira é autor do projeto de lei 329/2018, que institui o "Dia Municipal de Conscientização Sobre o Vitiligo"






O Dia Municipal de Conscientização Sobre o Vitiligo será lembrado anualmente em 25 de junho. É o que prevê o projeto de lei 329/2018, do vereador André Bandeira (PSDB), aprovado nesta segunda-feira (8), na 18ª reunião ordinária.

De acordo com o parlamentar, a data tem como objetivo orientar e prestar esclarecimentos sobre a doença, promover a saúde e a qualidade de vida, a ressocialização das pessoas com vitiligo e a conscientização da sociedade e autoridades públicas sobre o tema.

O texto da propositura explica que o vitiligo é uma doença caracterizada pela perda da coloração da pele. As lesões formam-se devido à diminuição ou à ausência de melanócitos (células responsáveis pela formação da melanina, pigmento que dá cor à pele) nos locais afetados. Além disso, alterações ou traumas emocionais podem estar entre os fatores que desencadeiam ou agravam a doença.

“O vitiligo não é uma doença fatal, mas afeta profundamente a pele e a aparência das pessoas. A população, por falta de conhecimento, acaba desenvolvendo um preconceito em relação a doença, que não é contagiosa. Dessa forma, portadores de vitiligo sofrem discriminação e tendem a se isolar socialmente”, comenta Bandeira.

Ele acrescenta que o projeto de lei é umas das iniciativas criadas para sensibilizar e conscientizar a sociedade e o poder público para que os portadores da doença tenham um tratamento adequado e não sofram mais preconceito.

Durante o uso da tribuna, na reunião ordinária desta segunda-feira (8), o parlamentar parabenizou Maika Cel, idealizadora do projeto “Vitiligo – Meu Lugar ao Sol”, por dar visibilidade à causa e relembrou a roda de conversa realizada no último sábado (6), em que  foram discutidos os desafios internos e externos de quem convive com a doença.  

“Peço a todos que procurem meu gabinete e participem dos próximos eventos que promoverei em prol dessas pessoas, pois, pelo menos 2% da população tem vitiligo e inúmeras delas não aparecem. A partir de agora fica instituído no calendário oficial de eventos do município, o Dia Municipal do Vitiligo, no dia 25 de junho, Dia Mundial do Vitiligo”, concluiu Bandeira.



Texto:  Raquel Soares
Imagens de TV:  TV Câmara


Legislativo André Bandeira

Notícias relacionadas